PROJETO MALETA LITERÁRIA E O PRAZER DE LER EM FAMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103191 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 599 "inscrito_id" => 655 "titulo" => "PROJETO MALETA LITERÁRIA E O PRAZER DE LER EM FAMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O processo de alfabetização de crianças é complexo, podendo ser demorado ou não e envolver diferentes metodologias, desafios e sujeitos. Neste sentido, nosso trabalho almeja investigar a importância da participação da família no projeto “Maleta Literária” para a formação leitora dos alunos. Nosso percurso metodológico se caracteriza, segundo Esteban (2010), como uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica e de campo, uma vez que caminhamos de discussões mais gerais para um eixo mais especifico, qual seja, a contribuição das famílias no processo de alfabetização das crianças a partir do projeto em comento. Contamos como aporte teórico das discussões de Ferreira (1996) e Polonia e Dessen (2005) e suas teorias a respeito da alfabetização e a presença da família junto a escola. Nos debruçamos também no que fala Silva e Bezerra (2018) e Villard (1996) e os diálogos que as autoras nos convidam a refletir a respeito do incentivo e o gosto pela leitura. Assim, depreendemos que o projeto “Maleta Literária” apresenta significativa importância no processo de alfabetização das crianças que dele participam, uma vez que aproxima escola, família e aluno numa relação mutua de troca de saberes e experiências, despertando o interesse pelos diversos gêneros literários, a partir da contação de histórias." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID655_TB599_28112023163026.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS HOLANDA DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "MATEUS HOLANDA" "autor_email" => "mateusholanda@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103191 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 599 "inscrito_id" => 655 "titulo" => "PROJETO MALETA LITERÁRIA E O PRAZER DE LER EM FAMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O processo de alfabetização de crianças é complexo, podendo ser demorado ou não e envolver diferentes metodologias, desafios e sujeitos. Neste sentido, nosso trabalho almeja investigar a importância da participação da família no projeto “Maleta Literária” para a formação leitora dos alunos. Nosso percurso metodológico se caracteriza, segundo Esteban (2010), como uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica e de campo, uma vez que caminhamos de discussões mais gerais para um eixo mais especifico, qual seja, a contribuição das famílias no processo de alfabetização das crianças a partir do projeto em comento. Contamos como aporte teórico das discussões de Ferreira (1996) e Polonia e Dessen (2005) e suas teorias a respeito da alfabetização e a presença da família junto a escola. Nos debruçamos também no que fala Silva e Bezerra (2018) e Villard (1996) e os diálogos que as autoras nos convidam a refletir a respeito do incentivo e o gosto pela leitura. Assim, depreendemos que o projeto “Maleta Literária” apresenta significativa importância no processo de alfabetização das crianças que dele participam, uma vez que aproxima escola, família e aluno numa relação mutua de troca de saberes e experiências, despertando o interesse pelos diversos gêneros literários, a partir da contação de histórias." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID655_TB599_28112023163026.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS HOLANDA DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "MATEUS HOLANDA" "autor_email" => "mateusholanda@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }