EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANALISANDO DIZERES SOBRE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS EM TURMAS DE 3ª E 4ª ETAPAS QUE CORRESPONDEM DO 6ºAO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO PARÁ
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103178 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 584 "inscrito_id" => 4173 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANALISANDO DIZERES SOBRE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS EM TURMAS DE 3ª E 4ª ETAPAS QUE CORRESPONDEM DO 6ºAO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO PARÁ" "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo descrever e analisar os dizeres de um professor de matemática e de uma coordenadora que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em turmas de 3ª e 4ª Etapas que correspondem do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, sobre a prática que desenvolvem no contexto de escolas públicas, em um município no estado do Pará. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada com os sujeitos da pesquisa. O artigo discute a importância da EJA na inclusão social e na redução da desigualdade educacional, além de abordar os desafios enfrentados pelos professores que trabalham com essa modalidade de ensino. Para fundamentar a análise e discussão dos resultados foram utilizados diversos autores, como: Paulo Freire (1996), Pontes (2018), Pontes (2019), Brighente e Mesquida (2016), Salgado (2018), Oliveira e Cardoso (2018), Melo (2020), Coutinho; Almeida e Jatobá (2021). Os resultados indicam que a EJA é uma modalidade importante para a inclusão social e para a redução da desigualdade educacional, mas ainda há muitos desafios a serem superados, principalmente, a falta de recursos e a falta de preparo de muitos professores para lidar com as especificidades da educação de jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4173_TB584_16112023211945.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIELLHEM COSTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Diellhem Costa" "autor_email" => "silvadiellhem@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103178 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 584 "inscrito_id" => 4173 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANALISANDO DIZERES SOBRE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS EM TURMAS DE 3ª E 4ª ETAPAS QUE CORRESPONDEM DO 6ºAO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO PARÁ" "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo descrever e analisar os dizeres de um professor de matemática e de uma coordenadora que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em turmas de 3ª e 4ª Etapas que correspondem do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, sobre a prática que desenvolvem no contexto de escolas públicas, em um município no estado do Pará. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada com os sujeitos da pesquisa. O artigo discute a importância da EJA na inclusão social e na redução da desigualdade educacional, além de abordar os desafios enfrentados pelos professores que trabalham com essa modalidade de ensino. Para fundamentar a análise e discussão dos resultados foram utilizados diversos autores, como: Paulo Freire (1996), Pontes (2018), Pontes (2019), Brighente e Mesquida (2016), Salgado (2018), Oliveira e Cardoso (2018), Melo (2020), Coutinho; Almeida e Jatobá (2021). Os resultados indicam que a EJA é uma modalidade importante para a inclusão social e para a redução da desigualdade educacional, mas ainda há muitos desafios a serem superados, principalmente, a falta de recursos e a falta de preparo de muitos professores para lidar com as especificidades da educação de jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4173_TB584_16112023211945.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIELLHEM COSTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Diellhem Costa" "autor_email" => "silvadiellhem@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }