ALFABETIZAÇÃO FUNDAMENTADA NA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA PRÁTICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103139 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 542 "inscrito_id" => 2577 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO FUNDAMENTADA NA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA PRÁTICA" "resumo" => "Este relato é parte de experiência vivenciada no Projeto Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Iguaçu e retrata um recorte implementado na escola-campo Escola Municipal Dr Paul Harris em Nova Iguaçu (RJ) intitulado Alfabetização Fundamentada na Consciência Fonológica, no período novembro de 2022 a 2023 de julho, com turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Relatamos o envolvimento dos alunos nas atividades propostas na avaliação do comportamento lúdico, adaptadas às necessidades de cada um, pois realizamos um atendimento particularizado com aqueles que incluídos por alguma necessidade especial/deficiência. Iniciamos, após a capacitação com a preceptora, a formação para implementação do mesmo orientando os residentes de que a consciência fonológica é um importante processo cognitivo que envolve a habilidade de perceber, segmentar e manipular os sons da fala sendo essa habilidade fundamental para o desenvolvimento da leitura e da escrita, uma vez que o sistema simbólico representa os sons da fala. No entanto, muitos alunos com atendimentos particularizados, apresentam dificuldades no desenvolvimento da consciência fonológica, daí ter sido fundamental estimular essas habilidades, a fim de que possam avançar na aprendizagem promovendo uma base sólida para viver em sociedade. Ousamos afirmar que ao longo dessa trajetória identificamos o quanto a alfabetização fundamentada na consciência fonológica é eficaz, utilizando as atividades lúdicas e contextualizada, despertando o interesse das crianças pelo mundo da leitura e da escrita sendo gratificante observar o progresso dos alunos, aumento de confiança e autonomia, reforçando a importância de práticas pedagógicas embasadas em evidências, capazes de promover um aprendizado significativo." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2577_TB542_30082023193438.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILDA MARIA BALDANZA NAZARETH DUARTE" "autor_nome_curto" => "ILDA DUARTE" "autor_email" => "ildaduarte2021@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103139 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 542 "inscrito_id" => 2577 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO FUNDAMENTADA NA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA PRÁTICA" "resumo" => "Este relato é parte de experiência vivenciada no Projeto Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Iguaçu e retrata um recorte implementado na escola-campo Escola Municipal Dr Paul Harris em Nova Iguaçu (RJ) intitulado Alfabetização Fundamentada na Consciência Fonológica, no período novembro de 2022 a 2023 de julho, com turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Relatamos o envolvimento dos alunos nas atividades propostas na avaliação do comportamento lúdico, adaptadas às necessidades de cada um, pois realizamos um atendimento particularizado com aqueles que incluídos por alguma necessidade especial/deficiência. Iniciamos, após a capacitação com a preceptora, a formação para implementação do mesmo orientando os residentes de que a consciência fonológica é um importante processo cognitivo que envolve a habilidade de perceber, segmentar e manipular os sons da fala sendo essa habilidade fundamental para o desenvolvimento da leitura e da escrita, uma vez que o sistema simbólico representa os sons da fala. No entanto, muitos alunos com atendimentos particularizados, apresentam dificuldades no desenvolvimento da consciência fonológica, daí ter sido fundamental estimular essas habilidades, a fim de que possam avançar na aprendizagem promovendo uma base sólida para viver em sociedade. Ousamos afirmar que ao longo dessa trajetória identificamos o quanto a alfabetização fundamentada na consciência fonológica é eficaz, utilizando as atividades lúdicas e contextualizada, despertando o interesse das crianças pelo mundo da leitura e da escrita sendo gratificante observar o progresso dos alunos, aumento de confiança e autonomia, reforçando a importância de práticas pedagógicas embasadas em evidências, capazes de promover um aprendizado significativo." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2577_TB542_30082023193438.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILDA MARIA BALDANZA NAZARETH DUARTE" "autor_nome_curto" => "ILDA DUARTE" "autor_email" => "ildaduarte2021@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }