ENSAIO REFLEXIVO ACERCA DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LIMITES E POSSIBILIDADE DA PRÁXIS EPISTEMOLÓGICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102762 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 2941 "titulo" => "ENSAIO REFLEXIVO ACERCA DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LIMITES E POSSIBILIDADE DA PRÁXIS EPISTEMOLÓGICA" "resumo" => "O presente ensaio refere-se aos estudos realizados na disciplina eletiva do curso de Mestrado Profissional em Educação – Tópicos Especiais em Educação II: Epistemologia e Educação na Formação de Professores. O objetivo do texto é refletir e discutir a formação de professores como Epistemologia da Práxis, na perspectiva crítico-emancipadora, recorrendo a alguns teóricos como Paulo Freire e Edgar Morin. Epistemologia e Educação, Paulo Freire e Edgar Morin: sobre saberes e educação, um diálogo epistemológico e Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico-emancipadora. A partir destas leituras, por um viés dialógico e reflexivo, contextualizando com as práticas e vivências do grupo de pesquisadores compreendemos que tanto a formação inicial quanto na formação continuada, ambas, devem ser baseadas em uma realidade pseudo concreta, dialógica e crítica. Concordando que a práxis docente deva ser efetivamente significativa, com base no respeito e valorização da realidade ao qual o profissional está inserido, além de discutir sobre o papel do professor como protagonista, sendo sujeito ativo, crítico e participativo. Após o estudo sustentamos a práxis docente pautada em uma educação emancipadora, onde os sujeitos envolvidos nesse processo reflitam coletivamente sobre as suas práticas e a partir desta reflexão, construam novas formas e novos caminhos para a efetivação de uma educação de qualidade, reflexiva e libertadora." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2941_TB129_19112023175320.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIANE GONÇALVES ANCHIETA" "autor_nome_curto" => "FLAVIANE" "autor_email" => "flavianchieta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102762 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 2941 "titulo" => "ENSAIO REFLEXIVO ACERCA DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LIMITES E POSSIBILIDADE DA PRÁXIS EPISTEMOLÓGICA" "resumo" => "O presente ensaio refere-se aos estudos realizados na disciplina eletiva do curso de Mestrado Profissional em Educação – Tópicos Especiais em Educação II: Epistemologia e Educação na Formação de Professores. O objetivo do texto é refletir e discutir a formação de professores como Epistemologia da Práxis, na perspectiva crítico-emancipadora, recorrendo a alguns teóricos como Paulo Freire e Edgar Morin. Epistemologia e Educação, Paulo Freire e Edgar Morin: sobre saberes e educação, um diálogo epistemológico e Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico-emancipadora. A partir destas leituras, por um viés dialógico e reflexivo, contextualizando com as práticas e vivências do grupo de pesquisadores compreendemos que tanto a formação inicial quanto na formação continuada, ambas, devem ser baseadas em uma realidade pseudo concreta, dialógica e crítica. Concordando que a práxis docente deva ser efetivamente significativa, com base no respeito e valorização da realidade ao qual o profissional está inserido, além de discutir sobre o papel do professor como protagonista, sendo sujeito ativo, crítico e participativo. Após o estudo sustentamos a práxis docente pautada em uma educação emancipadora, onde os sujeitos envolvidos nesse processo reflitam coletivamente sobre as suas práticas e a partir desta reflexão, construam novas formas e novos caminhos para a efetivação de uma educação de qualidade, reflexiva e libertadora." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2941_TB129_19112023175320.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIANE GONÇALVES ANCHIETA" "autor_nome_curto" => "FLAVIANE" "autor_email" => "flavianchieta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }