A REALIDADE LOCAL COMO PROMOÇÃO DE SABERES CIENTÍFICO-ECOLÓGICOS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102760 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 127 "inscrito_id" => 2399 "titulo" => "A REALIDADE LOCAL COMO PROMOÇÃO DE SABERES CIENTÍFICO-ECOLÓGICOS" "resumo" => "A equipe do PIBID Biologia da PUC MINAS que atua na E.E. Prof. Clóvis Salgado promoveu uma sequência didática a partir da observação de um córrego urbano, vizinho à escola. Motivados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial o 06: Água Limpa e Saneamento Básico, a atividade articulou conhecimentos teóricos e práticos. As atividades foram realizadas em 06 turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Foi confeccionado e exposto um painel na escola sobre o tema, feitas intervenções teóricas nas aulas de Ciências e Biologia e observação da água do córrego próximo à escola e casas e de uma lagoa preservada. O objetivo desta sequência foi estimular a curiosidade, a investigação, a reflexão e análise crítica através da apropriação do conhecimento e experiências diversas dos alunos. Foram feitas fotos da região sendo possível verificar a percepção ambiental dos alunos e discutir sobre os impactos do homem ao meio ambiente, vida debaixo d’água e doenças parasitárias. As amostras de água observadas em microscópio pelos alunos, permitiu comparar as amostras de ambientes distintos, e conhecer diversas formas de vida. Os resultados obtidos estimularam a conscientização socioambiental e a investigação científica. Percebeu-se que a atividade contribuiu para conscientizar os alunos, principalmente aqueles que moram na região, sobre questões relacionadas à saúde e educação ambiental, além de desenvolver competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A atividade integrou os bolsistas do PIBID ao cotidiano escolar proporcionando uma oportunidade de criação e participação em experiências metodológicas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2399_TB127_16112023104234.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL MENDES CAIAFA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gabrielbiologia2406@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102760 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 127 "inscrito_id" => 2399 "titulo" => "A REALIDADE LOCAL COMO PROMOÇÃO DE SABERES CIENTÍFICO-ECOLÓGICOS" "resumo" => "A equipe do PIBID Biologia da PUC MINAS que atua na E.E. Prof. Clóvis Salgado promoveu uma sequência didática a partir da observação de um córrego urbano, vizinho à escola. Motivados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial o 06: Água Limpa e Saneamento Básico, a atividade articulou conhecimentos teóricos e práticos. As atividades foram realizadas em 06 turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Foi confeccionado e exposto um painel na escola sobre o tema, feitas intervenções teóricas nas aulas de Ciências e Biologia e observação da água do córrego próximo à escola e casas e de uma lagoa preservada. O objetivo desta sequência foi estimular a curiosidade, a investigação, a reflexão e análise crítica através da apropriação do conhecimento e experiências diversas dos alunos. Foram feitas fotos da região sendo possível verificar a percepção ambiental dos alunos e discutir sobre os impactos do homem ao meio ambiente, vida debaixo d’água e doenças parasitárias. As amostras de água observadas em microscópio pelos alunos, permitiu comparar as amostras de ambientes distintos, e conhecer diversas formas de vida. Os resultados obtidos estimularam a conscientização socioambiental e a investigação científica. Percebeu-se que a atividade contribuiu para conscientizar os alunos, principalmente aqueles que moram na região, sobre questões relacionadas à saúde e educação ambiental, além de desenvolver competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A atividade integrou os bolsistas do PIBID ao cotidiano escolar proporcionando uma oportunidade de criação e participação em experiências metodológicas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2399_TB127_16112023104234.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL MENDES CAIAFA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gabrielbiologia2406@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }