ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102735 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 2950 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Este artigo teve como objetivo principal mapear as metodologias que estão sendo usadas para o ensino de ciências na educação do campo e como são associadas aos referenciais teóricos. Para isso foi utilizado uma metodologia de abordagem qualitativa com características de pesquisa descritiva. A constituição dos dados se deu pela busca ativa no portal de periódicos da CAPES, selecionando-se textos com relações diretas com o tema, através de análise de Revisão Narrativa da Literatura. O resultado encontrado foi que os conteúdos de Ciências ainda são trabalhados de forma mecânica, seguindo a sequência definida no livro didático e não se evidenciou nenhuma relação entre os conteúdos de Ciências e o contexto local. Conclui-se então que o ensino de ciências nas comunidades que vivem no campo precisa de uma reformulação e atualização de seus modelos de aprendizagem, para que o método ativo possa ganhar evidência e relevância no processo de ensino aprendizagem, tornando o aluno protagonista do saber." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID2950_TB97_22112023070359.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA CASTRO DE SOUSA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "ANDREIA" "autor_email" => "andreiacastrosousafranca1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102735 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 2950 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Este artigo teve como objetivo principal mapear as metodologias que estão sendo usadas para o ensino de ciências na educação do campo e como são associadas aos referenciais teóricos. Para isso foi utilizado uma metodologia de abordagem qualitativa com características de pesquisa descritiva. A constituição dos dados se deu pela busca ativa no portal de periódicos da CAPES, selecionando-se textos com relações diretas com o tema, através de análise de Revisão Narrativa da Literatura. O resultado encontrado foi que os conteúdos de Ciências ainda são trabalhados de forma mecânica, seguindo a sequência definida no livro didático e não se evidenciou nenhuma relação entre os conteúdos de Ciências e o contexto local. Conclui-se então que o ensino de ciências nas comunidades que vivem no campo precisa de uma reformulação e atualização de seus modelos de aprendizagem, para que o método ativo possa ganhar evidência e relevância no processo de ensino aprendizagem, tornando o aluno protagonista do saber." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID2950_TB97_22112023070359.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA CASTRO DE SOUSA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "ANDREIA" "autor_email" => "andreiacastrosousafranca1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }