Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

BIO-INTERVALO: UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE BIOLOGIA POR MEIO DO INTERVALO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102707
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 66
    "inscrito_id" => 313
    "titulo" => "BIO-INTERVALO: UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE BIOLOGIA POR MEIO DO INTERVALO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo trata-se de uma metodologia do ensino de biologia aplicada no intervalo escolar em uma escola de ensino médio de tempo integral da cidade de Paracuru-Ce. Sabendo da necessidade de incluir aulas práticas que auxiliem os professores a desenvolver o senso cognitivo dos alunos, os estudantes residentes do Projeto Residência Pedagógica -PRP desenvolveram junta a escola campo o projeto BIO-Intervalo, projeto esse que visa a utilização do tempo do intervalo para o desenvolvimento de experimentos práticos de biologia, onde o principal objetivo é complementar os conteúdos vistos em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, a primeira foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa antes das atividades do projeto para mapear os conhecimentos prévios do estudantes sobre os conteúdos de biologia, já na segunda etapa foi aplicada outro questionário para saber o índice de satisfação e de desenvolvimento dos estudantes após a aplicação do projeto."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID313_TB66_21112023215851.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE JADSON SALES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Jadson Sales"
    "autor_email" => "jose.jadson.sales04@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102707
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 66
    "inscrito_id" => 313
    "titulo" => "BIO-INTERVALO: UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE BIOLOGIA POR MEIO DO INTERVALO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo trata-se de uma metodologia do ensino de biologia aplicada no intervalo escolar em uma escola de ensino médio de tempo integral da cidade de Paracuru-Ce. Sabendo da necessidade de incluir aulas práticas que auxiliem os professores a desenvolver o senso cognitivo dos alunos, os estudantes residentes do Projeto Residência Pedagógica -PRP desenvolveram junta a escola campo o projeto BIO-Intervalo, projeto esse que visa a utilização do tempo do intervalo para o desenvolvimento de experimentos práticos de biologia, onde o principal objetivo é complementar os conteúdos vistos em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, a primeira foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa antes das atividades do projeto para mapear os conhecimentos prévios do estudantes sobre os conteúdos de biologia, já na segunda etapa foi aplicada outro questionário para saber o índice de satisfação e de desenvolvimento dos estudantes após a aplicação do projeto."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID313_TB66_21112023215851.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE JADSON SALES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Jadson Sales"
    "autor_email" => "jose.jadson.sales04@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo trata-se de uma metodologia do ensino de biologia aplicada no intervalo escolar em uma escola de ensino médio de tempo integral da cidade de Paracuru-Ce. Sabendo da necessidade de incluir aulas práticas que auxiliem os professores a desenvolver o senso cognitivo dos alunos, os estudantes residentes do Projeto Residência Pedagógica -PRP desenvolveram junta a escola campo o projeto BIO-Intervalo, projeto esse que visa a utilização do tempo do intervalo para o desenvolvimento de experimentos práticos de biologia, onde o principal objetivo é complementar os conteúdos vistos em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, a primeira foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa antes das atividades do projeto para mapear os conhecimentos prévios do estudantes sobre os conteúdos de biologia, já na segunda etapa foi aplicada outro questionário para saber o índice de satisfação e de desenvolvimento dos estudantes após a aplicação do projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.