BREVE REFLEXÃO SOBRE A PRESENÇA DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102677 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 1038 "titulo" => "BREVE REFLEXÃO SOBRE A PRESENÇA DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Nossa proposta com este trabalho é refletir sobre o espaço crescente da tecnologia na formação docente. Desde técnicas antigas para reprodução de imagens e textos, até os mais modernos meios tecnológicos para comunicação, aprendizagem etc., o homem sempre inventa caminhos que buscam facilitar sua vida e seu desenvolvimento, seja pessoal, seja intelectual ou profissional. Tais meios também são recorrentemente procurados como auxiliares para formas de incremento de saberes e mesmo de finanças; neste último caso, mostrando-se cada vez mais eficazes, em certos casos. Atualmente, alguns desenvolvedores de softwares e aqueles que financiam ou adquirem patentes de produtos revolucionários nesta área têm tido enorme sucesso em âmbitos variados da vida, inclusive quando se tem em vista a vida acadêmica e, por que não, a formação dos futuros decentes, como no caso das possíveis aplicações do recém-lançado ChatGPT. Além de tal ferramenta, poder-se-ia citar inúmeras outras que mudam e causam grandes debates no meio acadêmico e formador de futuros profissionais da educação. Caso do uso de plataformas e mais plataformas que tanto beneficiam a produção e divulgação científica e no campo das discussões da carreira de professores, quanto fomentam enorme polêmica porque seu uso irrestrito pode causar grandes dificuldades e prejuízos para a formação humana cidadã em seus mais variados aspectos. Sendo assim, o que propomos com esta breve exposição é uma reflexão acerca da inserção cada vez maior de tecnologias em nosso cotidiano de formadores de professores, sem, contudo, ter o intento de apontar a presença da tecnologia em tal cotidiano como algo nocivo tão somente, mas chamando a atenção para sua atuação ambígua." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1038_TB30_20112023232018.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SANTANA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JULIANA SANTANA" "autor_email" => "jusantanaa@uft.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102677 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 1038 "titulo" => "BREVE REFLEXÃO SOBRE A PRESENÇA DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Nossa proposta com este trabalho é refletir sobre o espaço crescente da tecnologia na formação docente. Desde técnicas antigas para reprodução de imagens e textos, até os mais modernos meios tecnológicos para comunicação, aprendizagem etc., o homem sempre inventa caminhos que buscam facilitar sua vida e seu desenvolvimento, seja pessoal, seja intelectual ou profissional. Tais meios também são recorrentemente procurados como auxiliares para formas de incremento de saberes e mesmo de finanças; neste último caso, mostrando-se cada vez mais eficazes, em certos casos. Atualmente, alguns desenvolvedores de softwares e aqueles que financiam ou adquirem patentes de produtos revolucionários nesta área têm tido enorme sucesso em âmbitos variados da vida, inclusive quando se tem em vista a vida acadêmica e, por que não, a formação dos futuros decentes, como no caso das possíveis aplicações do recém-lançado ChatGPT. Além de tal ferramenta, poder-se-ia citar inúmeras outras que mudam e causam grandes debates no meio acadêmico e formador de futuros profissionais da educação. Caso do uso de plataformas e mais plataformas que tanto beneficiam a produção e divulgação científica e no campo das discussões da carreira de professores, quanto fomentam enorme polêmica porque seu uso irrestrito pode causar grandes dificuldades e prejuízos para a formação humana cidadã em seus mais variados aspectos. Sendo assim, o que propomos com esta breve exposição é uma reflexão acerca da inserção cada vez maior de tecnologias em nosso cotidiano de formadores de professores, sem, contudo, ter o intento de apontar a presença da tecnologia em tal cotidiano como algo nocivo tão somente, mas chamando a atenção para sua atuação ambígua." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1038_TB30_20112023232018.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SANTANA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JULIANA SANTANA" "autor_email" => "jusantanaa@uft.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }