RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM PASSO INICIAL À FORMAÇÃO CONTINUADA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102670 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 658 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM PASSO INICIAL À FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "O presente trabalho ocupa-se do relato das atividades e experiências desenvolvidas no Projeto Interdisciplinar de Residência Pedagógica: Saberes Tecidos em Escritas e Leituras. Pontua-se, no presente artigo, a importância e pormenores da vivência, enquanto assevera-se o projeto, enviesado no campo da Iniciação à Docência, como importantíssimo corroborante, e, pois, um passo inicial à Formação Continuada, conceito vital a todo educador que se pretende democrático, libertário e reflexivo. O trabalho elenca, ainda, que o projeto oferece um primeiro contato reflexivo dos futuros professores, residentes na iniciativa formativa, com as salas de aula e com as diversas problemáticas da Escola Pública. Além disso, assevera-se, no presente trabalho, que o projeto emprega necessária metodologia que mescla a teoria à prática docente de modo a, e com objetivo primordial de indagar possíveis intervenções aos residentes, galgando, com isso, importantes saberes." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID658_TB22_17112023174229.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HÉLTON LUIZ SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HÉLTON" "autor_email" => "helton.silva@icb.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102670 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 658 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM PASSO INICIAL À FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "O presente trabalho ocupa-se do relato das atividades e experiências desenvolvidas no Projeto Interdisciplinar de Residência Pedagógica: Saberes Tecidos em Escritas e Leituras. Pontua-se, no presente artigo, a importância e pormenores da vivência, enquanto assevera-se o projeto, enviesado no campo da Iniciação à Docência, como importantíssimo corroborante, e, pois, um passo inicial à Formação Continuada, conceito vital a todo educador que se pretende democrático, libertário e reflexivo. O trabalho elenca, ainda, que o projeto oferece um primeiro contato reflexivo dos futuros professores, residentes na iniciativa formativa, com as salas de aula e com as diversas problemáticas da Escola Pública. Além disso, assevera-se, no presente trabalho, que o projeto emprega necessária metodologia que mescla a teoria à prática docente de modo a, e com objetivo primordial de indagar possíveis intervenções aos residentes, galgando, com isso, importantes saberes." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID658_TB22_17112023174229.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HÉLTON LUIZ SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HÉLTON" "autor_email" => "helton.silva@icb.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }