Artigo Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-0129

EXPLORANDO CONCEPÇÕES IMPLÍCITAS SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE POR MEIO DA ABORDAGEM DE UEPS

Palavra-chaves: , , , , Artigo Científico Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102496
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 191
    "titulo" => "EXPLORANDO CONCEPÇÕES IMPLÍCITAS SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE POR MEIO DA ABORDAGEM DE UEPS"
    "resumo" => "O objetivo do estudo é investigar as teorias implícitas de um acadêmico de Física Licenciatura acerca das suas concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem mediante a análise dos planejamentos de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Este estudo tem uma abordagem qualitativa, utilizando a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016), e os perfis das teorias implícitas delineadas por Pozo et al. (2006) como categorias de análise. O planejamento da UEPS reflete um perfil predominante construtivista. O acadêmico elaborou atividades práticas e interativas, alinhadas à teoria, visando promover a construção ativa do conhecimento pelos alunos. Os resultados destacam a relevância da formação inicial de professores, demonstrando como as concepções implícitas podem ser incorporadas em estratégias pedagógicas a partir de referenciais de ensino e aprendizagem construtivistas, a exemplo da UEPS. Essa abordagem pode aprimorar a qualidade do ensino, promovendo uma aprendizagem significativa e conectada entre teoria e prática."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV194_MD1_ID191_TB88_04122023104944.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINÍCIUS GALVAN WALTER"
    "autor_nome_curto" => "VINÍCIUS"
    "autor_email" => "vinicius.galvan@ufms.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102496
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 191
    "titulo" => "EXPLORANDO CONCEPÇÕES IMPLÍCITAS SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE POR MEIO DA ABORDAGEM DE UEPS"
    "resumo" => "O objetivo do estudo é investigar as teorias implícitas de um acadêmico de Física Licenciatura acerca das suas concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem mediante a análise dos planejamentos de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Este estudo tem uma abordagem qualitativa, utilizando a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016), e os perfis das teorias implícitas delineadas por Pozo et al. (2006) como categorias de análise. O planejamento da UEPS reflete um perfil predominante construtivista. O acadêmico elaborou atividades práticas e interativas, alinhadas à teoria, visando promover a construção ativa do conhecimento pelos alunos. Os resultados destacam a relevância da formação inicial de professores, demonstrando como as concepções implícitas podem ser incorporadas em estratégias pedagógicas a partir de referenciais de ensino e aprendizagem construtivistas, a exemplo da UEPS. Essa abordagem pode aprimorar a qualidade do ensino, promovendo uma aprendizagem significativa e conectada entre teoria e prática."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Comunicação Oral: Relatos de Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV194_MD1_ID191_TB88_04122023104944.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINÍCIUS GALVAN WALTER"
    "autor_nome_curto" => "VINÍCIUS"
    "autor_email" => "vinicius.galvan@ufms.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de janeiro de 2024

Resumo

O objetivo do estudo é investigar as teorias implícitas de um acadêmico de Física Licenciatura acerca das suas concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem mediante a análise dos planejamentos de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Este estudo tem uma abordagem qualitativa, utilizando a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016), e os perfis das teorias implícitas delineadas por Pozo et al. (2006) como categorias de análise. O planejamento da UEPS reflete um perfil predominante construtivista. O acadêmico elaborou atividades práticas e interativas, alinhadas à teoria, visando promover a construção ativa do conhecimento pelos alunos. Os resultados destacam a relevância da formação inicial de professores, demonstrando como as concepções implícitas podem ser incorporadas em estratégias pedagógicas a partir de referenciais de ensino e aprendizagem construtivistas, a exemplo da UEPS. Essa abordagem pode aprimorar a qualidade do ensino, promovendo uma aprendizagem significativa e conectada entre teoria e prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.