Introdução: A asma é uma doença respiratória crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e a população idosa apresenta maior prevalência da doença devido a fatores como envelhecimento pulmonar e exposição a alérgenos e poluentes atmosféricos. Os dispositivos de inalação pressurizadas (DIPs) são frequentemente prescritos para o tratamento de doenças respiratórias, sendo utilizados para administração de medicamentos por via inalatória, fornecendo uma forma eficiente de entrega de fármacos diretamente aos pulmões. A educação é um componente fundamental do tratamento da asma, especialmente para pacientes idosos que podem enfrentar dificuldades no uso adequado de DIPs. O desenvolvimento de materiais educativos para essa população envolve uma abordagem específica que leve em consideração suas limitações físicas e cognitivas, incluindo estratégias de comunicação eficazes como linguagem simples e ilustrações claras. Objetivo: Relatar a experiência de elaborar e implantar estratégias educativas em um ambulatório de pneumologia de um hospital universitário da Paraíba. Método: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, no formato de relato de experiência. Relato de experiência: A experiência na criação de materiais educativos para o público sênior vem ocorrendo desde 2022, em um ambulatório de pneumologia no estado da Paraíba, com o objetivo de melhorar o conhecimento e manejo da asma, especialmente no uso correto de DIPs. Foram elaborados materiais educativos acessíveis e compreensíveis, que incluem um manual de instruções, um folheto informativo e vídeos que estão dispostos na televisão do ambiente para pacientes com asma. Os materiais possuem abordagem personalizada e adaptada às características dos pacientes influenciando no aperfeiçoamento da técnica de uso dos DPIs, no conhecimento sobre a doença e importância do tratamento adequado. Considerações finais: A educação em saúde melhora a adesão ao tratamento, reduzindo exacerbações da doença, por isso é fundamental que os profissionais de saúde estejam capacitados e disponham de recursos adequados para realizar ações educativas.