Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS: BREVES OBSERVAÇÕES

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os estudos de crenças e atitudes linguísticas remontam à área da Psicologia Social (LAMBERT; LAMBERT, 1967) e compreendem um dos ramos dos estudos sociolinguísticos que têm contribuído sobremaneira para a explicação de fenômenos variáveis. Quando voltados a questões educacionais, uma das contribuições da sociolinguística é o combate ao preconceito diante das variedades linguísticas (BORTONI-RICARDO, 2006). Por trás do preconceito linguístico, que é uma atitude negativa diante de uma língua, há conceitos, ideias, pensamentos sobre essa língua ou os fatos dela, que conhecemos por crenças (BARCELOS, 2001). Conhecer essas crenças no âmbito escolar nos ajuda a prever determinadas atitudes negativas e a combatê-las. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar um recorte de estudo realizado com 19 professores da rede pública de ensino com mais de cinco anos de experiência docente acerca de suas crenças sobre a língua e o ensino de português. A coleta de dados foi realizada no mês de junho de 2022, por meio de um questionário de crenças e atitudes, utilizando-se uma escala Likert (1935), com 20 questões. Os dados foram tabulados em um formulário do Google Forms para a geração de gráficos. Como resultados gerais observou-se que as crenças dos professores em relação ao ensino de português ainda estão pautadas em uma concepção de língua e linguagem como expressão do pensamento em que a norma padrão tem primazia e, muitas vezes, lugar de destaque. Ainda se acredita que a comunicação efetiva só pode ocorrer por meio da norma padrão e que o grau de escolaridade é fator importante para a definição de falar ideal, entre outros.

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