Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DAS/DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFOP

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101124
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8822
    "inscrito_id" => 25085
    "titulo" => "PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DAS/DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFOP"
    "resumo" => "Com a implementação da Lei de Cotas (Lei nº12.711/2012) e com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni (Decreto nº6096/2007), o perfil social, econômico e étnico dos/as universitários/as tem se alterado. Em relação aos cursos de licenciatura, pesquisas vem demonstrando que são ocupados em sua maioria por estudantes de classes populares e do gênero feminino. Considerando estes fatores, o objetivo desta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia/UFOP, é traçar o perfil social, econômico e cultural dos/das estudantes do curso de Pedagogia (presencial) da Universidade Federal de Ouro Preto. O embasamento teórico desta pesquisa está apoiado no campo da Sociologia da Educação, amparados, sobretudo, nas análises bourdieusianas no que se refere aos processos, estratégias e trajetórias escolares. Através do aplicativo “Google Forms” foi elaborado um questionário com 63 perguntas distribuídas em três eixos, sendo eles: 1. Perfil do/da estudante; 2. Informações sobre os familiares 3. Vida escolar e acadêmica. O questionário foi respondido pelos calouros do curso noturno e vespertino de 2022, obtendo um total de 28 respostas (70% dos/as estudantes das turmas de 2022). A proposta é criar um banco de dados, que será atualizado anualmente, com todos/as estudantes que ingressarem no curso. É possível destacar alguns dos dados analisados das turmas de 2022: 64% dos/as estudantes são negros/as; 89% são mulheres cis; a maioria das estudantes que conciliam trabalho e estudo são do curso noturno (56% noturno e 42% vespertino); 75% cursaram integralmente o ensino médio em escola pública. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar os/as professores/as e o núcleo docente estruturante do curso na elaboração de práticas pedagógicas consonantes a realidade discente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25085_TB8822_20112023122252.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN CECÍLIA DIAS AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "KAREN AMORIM"
    "autor_email" => "karen.amorim@aluno.ufop.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101124
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8822
    "inscrito_id" => 25085
    "titulo" => "PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DAS/DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFOP"
    "resumo" => "Com a implementação da Lei de Cotas (Lei nº12.711/2012) e com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni (Decreto nº6096/2007), o perfil social, econômico e étnico dos/as universitários/as tem se alterado. Em relação aos cursos de licenciatura, pesquisas vem demonstrando que são ocupados em sua maioria por estudantes de classes populares e do gênero feminino. Considerando estes fatores, o objetivo desta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia/UFOP, é traçar o perfil social, econômico e cultural dos/das estudantes do curso de Pedagogia (presencial) da Universidade Federal de Ouro Preto. O embasamento teórico desta pesquisa está apoiado no campo da Sociologia da Educação, amparados, sobretudo, nas análises bourdieusianas no que se refere aos processos, estratégias e trajetórias escolares. Através do aplicativo “Google Forms” foi elaborado um questionário com 63 perguntas distribuídas em três eixos, sendo eles: 1. Perfil do/da estudante; 2. Informações sobre os familiares 3. Vida escolar e acadêmica. O questionário foi respondido pelos calouros do curso noturno e vespertino de 2022, obtendo um total de 28 respostas (70% dos/as estudantes das turmas de 2022). A proposta é criar um banco de dados, que será atualizado anualmente, com todos/as estudantes que ingressarem no curso. É possível destacar alguns dos dados analisados das turmas de 2022: 64% dos/as estudantes são negros/as; 89% são mulheres cis; a maioria das estudantes que conciliam trabalho e estudo são do curso noturno (56% noturno e 42% vespertino); 75% cursaram integralmente o ensino médio em escola pública. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar os/as professores/as e o núcleo docente estruturante do curso na elaboração de práticas pedagógicas consonantes a realidade discente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25085_TB8822_20112023122252.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN CECÍLIA DIAS AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "KAREN AMORIM"
    "autor_email" => "karen.amorim@aluno.ufop.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Com a implementação da Lei de Cotas (Lei nº12.711/2012) e com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni (Decreto nº6096/2007), o perfil social, econômico e étnico dos/as universitários/as tem se alterado. Em relação aos cursos de licenciatura, pesquisas vem demonstrando que são ocupados em sua maioria por estudantes de classes populares e do gênero feminino. Considerando estes fatores, o objetivo desta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia/UFOP, é traçar o perfil social, econômico e cultural dos/das estudantes do curso de Pedagogia (presencial) da Universidade Federal de Ouro Preto. O embasamento teórico desta pesquisa está apoiado no campo da Sociologia da Educação, amparados, sobretudo, nas análises bourdieusianas no que se refere aos processos, estratégias e trajetórias escolares. Através do aplicativo “Google Forms” foi elaborado um questionário com 63 perguntas distribuídas em três eixos, sendo eles: 1. Perfil do/da estudante; 2. Informações sobre os familiares 3. Vida escolar e acadêmica. O questionário foi respondido pelos calouros do curso noturno e vespertino de 2022, obtendo um total de 28 respostas (70% dos/as estudantes das turmas de 2022). A proposta é criar um banco de dados, que será atualizado anualmente, com todos/as estudantes que ingressarem no curso. É possível destacar alguns dos dados analisados das turmas de 2022: 64% dos/as estudantes são negros/as; 89% são mulheres cis; a maioria das estudantes que conciliam trabalho e estudo são do curso noturno (56% noturno e 42% vespertino); 75% cursaram integralmente o ensino médio em escola pública. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar os/as professores/as e o núcleo docente estruturante do curso na elaboração de práticas pedagógicas consonantes a realidade discente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.