A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, A LEI 10.639/03 E O ESNINO DE SOCIOLOGIA: POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101097 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8783 "inscrito_id" => 19383 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, A LEI 10.639/03 E O ESNINO DE SOCIOLOGIA: POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO." "resumo" => "A proposta dessa pesquisa é verificar e analisar a implementação da Lei Federal 10.639/03, que determina o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em três escolas da rede estadual de Araraquara/SP. Para isso, a investigação ocorrerá na modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, a partir das práticas pedagógicas voltadas para o ensino de Sociologia, além da análise do Projeto Político Pedagógico das escolas selecionada para verificação do comprometimento com a efetivação Lei 10.639/03. Essa pesquisa se configurará como bibliográfica, por considerar o levantamento bibliográfico teórico-conceitual acerca da temática pesquisada, e, também se configurará como pesquisa documental, ao considerar na análise os documentos educacionais, como a BNCC, o Currículo Paulista e o Projeto Político Pedagógico das escolas selecionadas. Os instrumentos utilizados na produção dos dados serão: questionário, roteiro de entrevistas e, a análise documental. O questionário será utilizado a fim de conhecer o perfil dos professores de Sociologia e dos coordenadores das unidades escolares. O roteiro de entrevistas terá o intuito de colher informações sobre como acontece, nas aulas de Sociologia, o trabalho acerca da educação étnico-racial, quais são os recursos utilizados pelos professores ao trabalhar a temática, se o trabalho com a diversidade étnico-racial é realizado durante todo o ano escolar ou apenas em datas específicas como o dia da Consciência Negra. A metodologia utilizada será história oral, pois a partir dos relatos e experiências das professoras e dos professores das escolas selecionadas, espera-se que eles relatem se, e de que forma, trabalham a diversidade étnico-racial no ensino de Sociologia, para o ensino médio da EJA. A finalidade dessa pesquisa é aprofundar a compreensão acerca da implementação da Lei Federal 10.639/03, por meio do currículo e das práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos, e no ensino de Sociologia, nas escolas selecionadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19383_TB8783_03102023165351.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA FREGOLENT VICENTIM" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "luiza.fregolente@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101097 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8783 "inscrito_id" => 19383 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, A LEI 10.639/03 E O ESNINO DE SOCIOLOGIA: POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO." "resumo" => "A proposta dessa pesquisa é verificar e analisar a implementação da Lei Federal 10.639/03, que determina o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em três escolas da rede estadual de Araraquara/SP. Para isso, a investigação ocorrerá na modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, a partir das práticas pedagógicas voltadas para o ensino de Sociologia, além da análise do Projeto Político Pedagógico das escolas selecionada para verificação do comprometimento com a efetivação Lei 10.639/03. Essa pesquisa se configurará como bibliográfica, por considerar o levantamento bibliográfico teórico-conceitual acerca da temática pesquisada, e, também se configurará como pesquisa documental, ao considerar na análise os documentos educacionais, como a BNCC, o Currículo Paulista e o Projeto Político Pedagógico das escolas selecionadas. Os instrumentos utilizados na produção dos dados serão: questionário, roteiro de entrevistas e, a análise documental. O questionário será utilizado a fim de conhecer o perfil dos professores de Sociologia e dos coordenadores das unidades escolares. O roteiro de entrevistas terá o intuito de colher informações sobre como acontece, nas aulas de Sociologia, o trabalho acerca da educação étnico-racial, quais são os recursos utilizados pelos professores ao trabalhar a temática, se o trabalho com a diversidade étnico-racial é realizado durante todo o ano escolar ou apenas em datas específicas como o dia da Consciência Negra. A metodologia utilizada será história oral, pois a partir dos relatos e experiências das professoras e dos professores das escolas selecionadas, espera-se que eles relatem se, e de que forma, trabalham a diversidade étnico-racial no ensino de Sociologia, para o ensino médio da EJA. A finalidade dessa pesquisa é aprofundar a compreensão acerca da implementação da Lei Federal 10.639/03, por meio do currículo e das práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos, e no ensino de Sociologia, nas escolas selecionadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19383_TB8783_03102023165351.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA FREGOLENT VICENTIM" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "luiza.fregolente@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }