Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA MANUTENÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SABERES NÃO FORMAIS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este relato resulta de uma atividade pedagógica, da disciplina de Introdução a Filosofia, no segundo semestre de 2023, no Curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul, ofertado no Instituto Educar, no Município de Pontão/RS, na modalidade de alternância, o qual é direcionado para assentados da reforma agrária, portanto os estudantes são oriundos dos movimentos sociais do campo. A atividade foi orientada para que fossem colhidas informações de familiares ou vizinhos residentes nos assentamentos, com idade aproximada de 60 anos ou mais, com um roteiro mínimo, mas flexível, para coletar o máximo de informações possíveis e também manter-se fiel às falas dos colaboradores. Foram coletadas 120 informações sobre os saberes presentes nas comunidades, sendo que as representações são de 12 estados do país. Serão apresentados aqui algumas demonstrações de saberes, aprendizados e ensinamentos a partir dos saberes populares. Visualiza-se que boa parte dos entrevistados tem o domínio de saberes transmitidos de geração em geração, mas é possível também observar avanços e ajustes nesses saberes, demonstrando que ocorre o aprendizado das gerações atuais, porém elas acrescentam informações, através de maneira própria, que permite, ao mesmo tempo, a continuidade dos saberes tradicionais, mas agrega conhecimentos produzidos a partir deles mesmos. Com isso estes saberes não são estáticos, pois são abertos ao aprendizado de quem os utiliza e cultua. Algumas falas demonstram esse processo de ensino e de aprendizagem, sendo um modelo de ensino não formal, mas que oferece muitas opções de utilização desses conhecimentos. Portanto os saberes populares/tradicionais permitiram que a humanidade acumulasse condições de evoluir e construir outros conhecimentos, além de produzir tecnologias. É importante destacar o papel dos movimentos sociais, das comunidades e povos tradicionais na manutenção destes saberes e das práticas de transmissão através de ensinamentos pela oralmente de geração em geração.

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