O principal objetivo deste estudo é discutir quais as contribuições da contação de histórias para o desenvolvimento da criança autista na Educação Infantil, através de um relato de experiência. Construímos assim, um referencial teórico a partir dos conceitos da contação de história e do autismo e como estes conceitos se desenvolvem e se aprimoram ao longo do tempo. Para a realização deste artigo, adotou-se uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e com estudo de caso. Os dados foram coletados em uma instituição pública de Educação Infantil, localizada na cidade de Taquaritinga do Norte-PE/Brasil, numa turma denominada de Jardim I, durante os meses de fevereiro a junho de 2023. O sujeito investigado foi 1 criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) -nível 1, de 04 anos de idade e a professora na condição de pesquisadora. Para a coleta de dados, foram utilizados vídeos gravações e anotações escritas no Diário de Campo. As gravações e as anotações focaram em situações espontâneas de reconto das histórias, feitas pela criança. O estudo evidenciou que a prática da contação de histórias é de suma importância para o desenvolvimento de crianças autistas na Educação Infantil, pois através dela a criança passa a desenvolver a melhor a oralidade, a interação social, a criatividade e o vocabulário, sendo assim, a contação de histórias como atividade pedagógica e interativa, mediada pelo professor, faz-se essencial na rotina da Educação Infantil.