PRODUZINDO UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DOS CONCEITOS BÁSICOS DA TEORIA DE CONJUNTOS: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100606 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7980 "inscrito_id" => 841 "titulo" => "PRODUZINDO UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DOS CONCEITOS BÁSICOS DA TEORIA DE CONJUNTOS: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A aprendizagem baseada em jogos tem potencial para desenvolver nos estudantes a criatividade, motivação, demonstração, interpretação, identificação, elaboração, definição, ilustração, interesse, e o protagonismo fazendo do aluno o autor da aprendizagem e visando solucionar problemas ativamente por meios de atividades práticas e de profunda pesquisa, buscando trabalhar em grupos focados em capturar a atenção dos estudantes através de problemas do mundo real. Diante disso, nossa pesquisa tem como objetivo apresentar o jogo de tabuleiro como metodologia alternativa lúdica, para a aprendizagem da teoria dos conjuntos. Defendemos que esse caminho pode contribuir para ruptura da visão preconceituosa de que matemática é de difícil compreensão, além de apresentar uma alternativa para motivar a participação dos estudantes na disciplina. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico-prático, em que predomina a abordagem qualitativa dos resultados. A prática pedagógica foi realizada em uma turma do 1° ano do Ensino Médio Regular da disciplina de Matemática, no 1° bimestre de 2023. 25 estudantes participaram da prática letiva. Para a coleta de dados utilizamos um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram que os jogos interativos é uma ferramenta que pode auxiliar o professor nas suas práticas pedagógicas, facilitando a aprendizagem pelo alto grau de interação que se estabelece no processo. O elemento lúdico, presente no jogo, causa uma abertura para que os questionamentos sejam elaborados pelos estudantes de forma natural, pois procuram atingir os objetivos pretendidos na tentativa de vencer o torneio que se apresenta como desafio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID841_TB7980_24082023202122.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANIA SAMARA NASCIMENTO ROCHA" "autor_nome_curto" => "Ivania Samara n" "autor_email" => "ivaniasamara51@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100606 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7980 "inscrito_id" => 841 "titulo" => "PRODUZINDO UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DOS CONCEITOS BÁSICOS DA TEORIA DE CONJUNTOS: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A aprendizagem baseada em jogos tem potencial para desenvolver nos estudantes a criatividade, motivação, demonstração, interpretação, identificação, elaboração, definição, ilustração, interesse, e o protagonismo fazendo do aluno o autor da aprendizagem e visando solucionar problemas ativamente por meios de atividades práticas e de profunda pesquisa, buscando trabalhar em grupos focados em capturar a atenção dos estudantes através de problemas do mundo real. Diante disso, nossa pesquisa tem como objetivo apresentar o jogo de tabuleiro como metodologia alternativa lúdica, para a aprendizagem da teoria dos conjuntos. Defendemos que esse caminho pode contribuir para ruptura da visão preconceituosa de que matemática é de difícil compreensão, além de apresentar uma alternativa para motivar a participação dos estudantes na disciplina. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico-prático, em que predomina a abordagem qualitativa dos resultados. A prática pedagógica foi realizada em uma turma do 1° ano do Ensino Médio Regular da disciplina de Matemática, no 1° bimestre de 2023. 25 estudantes participaram da prática letiva. Para a coleta de dados utilizamos um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram que os jogos interativos é uma ferramenta que pode auxiliar o professor nas suas práticas pedagógicas, facilitando a aprendizagem pelo alto grau de interação que se estabelece no processo. O elemento lúdico, presente no jogo, causa uma abertura para que os questionamentos sejam elaborados pelos estudantes de forma natural, pois procuram atingir os objetivos pretendidos na tentativa de vencer o torneio que se apresenta como desafio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID841_TB7980_24082023202122.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANIA SAMARA NASCIMENTO ROCHA" "autor_nome_curto" => "Ivania Samara n" "autor_email" => "ivaniasamara51@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }