Este artigo aborda o emprego da hidrocélula como recurso didático no ensino de Física, com o intuito de fomentar habilidades e competências delineadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). A hidrocélula representa um dispositivo simples e acessível, possibilitando aos estudantes a exploração de conceitos relacionados à geração de energia elétrica por meio de reações químicas. O propósito desta pesquisa consiste em examinar como a utilização da hidrocélula pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais, conforme estabelecido pela BNCC no âmbito do ensino de Física. A metodologia adotada envolve a implementação da hidrocélula em aulas práticas, com a participação de alunos do Ensino Médio. Antecipa-se que os estudantes demonstrem maior envolvimento e interesse pelo tema, evidenciando melhorias significativas em suas habilidades práticas e teóricas, além de reconhecerem a hidrocélula como uma ferramenta efetiva no ensino de Física, contribuindo para o desenvolvimento das competências e habilidades estipuladas pela BNCC, ao mesmo tempo em que despertam o interesse dos estudantes pelo assunto e promovem uma aprendizagem com significado.