E-book Slackline e Educação do Campo: possibilidades para uma ação dialógica

E-book

ISBN: 978-85-61702-54-0
Slackline e Educação do Campo: possibilidades para uma ação dialógica

E-book Slackline e Educação do Campo: possibilidades para uma ação dialógica

Prefácio

Como  culminância  do  Estágio  Supervisionado  III   do  Curso  de Licenciatura  em  Educação  Física, da  Universidade  Estadual  da Paraíba – UEPB, temos aqui o registro de uma experiência inova- dora desenvolvida, como muito esmero – “Slackline e Educação do Campo: possiblidades para uma ação dialógica”, norteada por princípios pedagógicos avançados e transformadores, no Ensino da Educação Física, como incentivo à melhoria do processo de ensino e de aprendizagem de escolas do campo, bem como ao aperfeiçoamento da formação e desempenho profissional de professores, mediante o desenvolvimento de habilidades e competências. Para elaboração e implementação desse projeto, além da fundamentação legal, seus autores tiveram a preocupação de analisar de modo acurado, as especificidades impostas pelo ambiente escolar, enquanto realidade social a ser pesquisada, os seus protagonistas: educandos, docentes e demais profissionais desse contexto educacional, além dos estagiários, enquanto futuros professores de Educação Física para obtenção de resultados que possam ser vivenciados com eficiência e eficácia por profissionais da área em situações diversas. Tais experiências associadas aos conhecimentos anteriormente  adquiridos, face ao contexto social em que vivem, contribuirão sobremaneira para a melhoria da práxis educativa dos professores do campo na árdua missão de lecionar, às vezes em classes multisseriadas, permitindo-lhes maior entendimento dessa realidade e melhores condições de agir e transformar essa mesma realidade.

A Educação Física na Educação do Campo  incentivará a participa- ção efetiva dos educandos, visando atender às suas necessidades e aos seus interesses, além de possibilitar a interdisciplinaridade de conteúdos no caso específico, da aplicação de linguagens verbais e não - verbais, propiciando o desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades e atitudes significativas, que potencializam o enriquecimento relativo à cultura corporal.

Que essas experiências possam ser implementadas e ampliadas, pelos profissionais da Educação Física, contribuindo para o ressignificado das suas práticas pedagógicas. Com certeza é o que almejam os seus autores! 

Parabéns pelas experiências vivenciadas e compartilhadas, com vistas ao ensino de uma Educação Física escolar mais efetiva e de melhor qualidade!

Maria das Dores Nóbrega de Andrade Melo*

Especialista em Metodologia  do Ensino  (UFCG);  Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional (URNe); Licenciada em Letras para o ensino de 1º Grau (URNe); Professora Aposentada pela Rede Estadual de Ensino  / PB; Professora Aposentada pela Rede Estadual de Ensino / PB com experiências em classes multisseriadas  na Escola Elementar Rural do Riacho do Meio - Queimadas / PB; Professora Aposentada pelo Departamento  de Educação da UEPB; concomitantemente exercera diversas funções administrativas junto ao Magistério Público da Rede Estadual de Ensino, à URNe e à UEPB. 
Ver mais
Compartilhe:

Visualização do E-book