Esta coletânea é resultado de diversos debates entre, conferências, mesas redondas, oficinas, minicursos e apresentação de resultados de investigações em torno da Pesquisa em Educação e afins. Áreas do conhecimento estas, abstraídas do contínuo da existência humana, em torno de suas contradições e múltiplas interações sociais, políticas e econômicas. Em vivência do IV Fórum Internacional de Pedagogia - Parnaíba - PI em junho de 2012 - os diversos colaboradores desse escopo apresentam reflexões em torno das categorias Pesquisa, Emancipação Humana, Práxis Docente, Trabalho e Educação,no intuito de destinar á comunidade a atualização de seus estudos/análises e a compreensão dos fenômenos educacionais sobre os quais se debruçam enquanto pesquisadores.
A percepção da temática “Emancipação Humana” nos remete a vislumbrar o Homem e a Mulher na sociedade do trabalho, arraigados na cultura em sua expressão mais ampla, produto das relações cotidianas, em busca de consolidar sua identidade como seres humanos. Para a emancipação do ser humano de sua condição de explorado é preciso investir esforços na transformação da sociedade que escraviza, que inviabiliza a dignidadehumana e emperra a ação cultural para a liberdade, papel da educação. A proposta do IV FIPED foi ampliar o olhar crítico sobre o humano e relacionar condição humana, práxis transformadora, trabalho e educação.
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