E-book

ISBN: 978-65-86901-91-7
IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos

Cultura Escolar em Tempos de Pandemia
Baixe o E-book Completo

Prefácio

O ebook que aqui trazemos resulta de pesquisas, parte importante da formação docente, para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico no campo da Alfabetização, Linguagens e Letramentos na intenção de problematizar o cotidiano educacional em tempos de pandemia. A coletânea traz reflexões e ações docentes elaboradas por pesquisadores e pesquisadoras debruçados(as) sob a perspectiva alfabetizadora em processos de ensino e aprendizagem das linguagens e seus letramentos em período de pandemia de COVID19. Os textos permitem inquietações e achados científicos que transitam nas diversas formas de expressar, fazer e ser linguagem, dentro e fora da escola. 

Os escritos reunidos fundamentam-se em pensadores que preconizam teorias críticas da educação, reflexões que no decorrer da pandemia,  entrelaçaram teorias e práticas primordialmente na perspectiva do fazer acadêmico e docente, que exigiu educar pela pesquisa, para a investigação, em busca dos fatores educativos que garantissem sentidos e significados para o ensino/aprendizagem frente aos desafios do afastamento social imposto ao cenário educativo, bem como, diante dos dilemas e singularidades próprios do processo de aquisição da Alfabetização, Linguagens e Letramentos.

Entrelaçamos pesquisa à educação de crianças, jovens, adultos, idosos e formação docente no CONBRALE. O Congresso reuniu docentes e estudiosos a fim de ampliar e contribuir com o debate acadêmico orientado pela busca de alternativas educacionais capazes de oferecer trilhas para abordagens metodológicas, filosóficas e epistemológicas no período letivo em pauta e suas repercussões na cultura escolar. 
Esta socialização acadêmica demonstra resultados de pesquisas, sobre estratégias pedagógicas através do ensino emergencialmente remoto, com o uso de ferramentas tecnológicas digitais, que decorrem do quadro de utilização destas para mediar o ensino/aprendizagem durante o período de pandemia da COVID19. No momento de pandemia pelo qual passamos, a Educação Básica e Superior e o Ensino Infantil, tiveram que se recriar também no âmbito de poéticas, de subjetivações e de diversas linguagens e expressões que foram motivadoras de aprendizagens e descobertas que permitiram expandir o universo de sentidos e significados capazes de vivificar as práticas escolares e não escolares, possibilitando formas múltiplas de comunicação e ciência.

Interessa-nos destacar a função social e política da Alfabetização, das Linguagens e Letramentos na vivência cultural e a importância de mantermos nossos vínculos com a dialogicidade, na prática de poetizar a vida e a escola, recitando e criando com arte, contando histórias, realçando fazeres e saberes tradicionais e contemporâneos, revisitando a História como modo de poder projetar pela palavra, pela arte e pela linguagem uma cultura escolar rica e diversificada. 
Pensar a Alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos passa, indispensavelmente, por realizar a aventura de (re)descobrir o mundo e a ele responder de forma criativa e instigadora, por múltiplas linguagens. 

Tânia Serra Azul Machado Bezerra
Edite Colares oliveira Marques
Roberto Kennedy Gomes Franco
Ver mais
Compartilhe:

Artigos | 158 artigos disponíveis.