E-book

ISBN: 978-65-86901-15-3
I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM

Estudos interdisciplinares da linguagem - Volume 01
Baixe o E-book Completo Localize seu artigo no e-book

Prefácio


Estudos Interdisciplinares da Linguagem: resistência e ciência no cenário brasileiro 

O Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem busca mobilizar diálogos sobre as experiências interdisciplinares, que discutam de modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando à comunidade leitora um espaço para o intercâmbio de novas possibilidades para seus campos de atuação na área de Linguística e Literatura. 
Os estudos da linguagem, em sua pluralidade, persistem como um desafio a ser superado e seus resultados precisam de maior divulgação para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Nesse sentido, esse livro reúne, em capítulos, diferentes pesquisas e projetos que vêm sendo desenvolvidos no Brasil por pesquisadores/as doutores/as que buscam contribuir para o crescimento e o avanço das pesquisas em Linguística e Literatura. Tais capítulos apresentam algumas discussões de um grupo de profissionais preocupados em ampliar a rede de pesquisas, delineada em função da ascensão que os estudos da linguagem tiveram nos últimos anos no Brasil e do crescente número de professores e pesquisadores envolvidos com investigações dessa natureza.

Vale destacar que o empenho de pesquisadores e pesquisadoras na produção científica brasileira revela um ato de luta e resistência na produção do conhecimento e no fazer científico para área das Humanidades, demonstrando o quão somos capazes e como as nossas pesquisas são essenciais para o desenvolvimento social, devendo, sim, serem consideradas estratégicas, independentemente de sua temática. Esse empenho é um exemplo de comprometimento com as Universidades, com a sociedade e com o desenvolvimento da ciência do Brasil.

Os capítulos aqui publicados demonstram os avanços, as dificuldades e as contribuições para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, bem como o fortalecimento do arcabouço teórico-metodológico das pesquisas em Linguística e Literatura. Nesse sentido, as pesquisas aqui apresentadas têm tanto um caráter teórico, como também aplicado, uma vez que percebemos a urgência de fortalecermos a relação academia/sociedade por meio do uso de tecnologias que otimizem as interações com áreas afins, estudos com fontes primárias e desenvolvimento da educação básica por meio processos de ensino e aprendizagem que auxiliem na formação de professores em suas práticas de sala de aula. Outro ponto que merece destaque na composição desse livro é ação direta ou indireta de pesquisas que se voltam para problematizações de questões sociais no que tange à resolução de conflitos e à redução de violências e de discriminações presentes em nossa sociedade.

A comunidade leitora encontrará, portanto, aqui no livro, uma diversidade teórica interdisciplinar peculiar da área de Linguística e Literatura, mas sempre atenta à sua própria identidade, por meio da apropriação e da aplicação do conhecimento embasado no rigor metodológico e nos fundamentos científicos.

As contribuições no livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem se pautam no compromisso com as demandas formativas de profissionais, visando à socialização das diversas experiências científicas em andamento, voltadas para o fortalecimento da área de Linguística e Literatura, com a participação de pesquisadores/as de todas as regiões do Brasil. Para os capítulos publicados no Volume 1, destacamos o perfil amplo e interdisciplinar, na produção do conhecimento dos estudos da linguagem, que tenta realinhar as ações transformadoras em seu espectro heteróclito das produções do conhecimento em relação aos estudos da linguagem.

Natanael Duarte de Azevedo
Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) 



 
Ver mais
Compartilhe:

Artigos | 14 artigos disponíveis.