E-book

ISBN: 978-65-86901-14-6
I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM

Estudos interdisciplinares da linguagem - Volume 02
Baixe o E-book Completo Localize seu artigo no e-book

Prefácio

Caminhos da pós-graduação: a Linguística e a Literatura no cenário brasileiro

Os estudos da linguagem vêm ganhando, cada vez mais, perspectivas que extrapolam a tradicional disciplinaridade acadêmica. Isso se deve, em parte, a investigações acerca de fenômenos que exigem a mobilização de saberes de diferentes áreas e, também, pelo gradativo crescimento de abordagens que, pleiteando uma compreensão mais ampla da linguagem, preferem abrir mão de princípios atomísticos ou isolacionistas a perder de vista aspectos complexos implicados no objeto linguagem. Nesse sentido, pensar uma abordagem interdisciplinar, voltada para os estudos da linguagem, decorre da concepção de que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira ativa e integra conhecimentos e saberes contextualmente situados na área de Linguística e Literatura. Assim, o Volume 2 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem traz discussões que buscam romper com determinados paradigmas do processo de ensino e aprendizagem e proporcionam uma leitura plural de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no cenário brasileiro, no escopo das humanidades, no âmbito da Linguística e da Literatura, sem perder de vista as possibilidades de diálogos entre áreas afins do conhecimento, tendo como finalidade ampliar o espaço de reflexão e suas repercussões como parte da socialização de práticas inovadoras de formação.

Desse modo, apresentamos, nesse volume, pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação, divididas em dois grandes campos do conhecimento: Linguística e Literatura. Chamamos a atenção para diversidade temática e geográfica das pesquisas aqui publicadas por discentes de mestrado ou doutorado de diversos Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior brasileiras, uma vez que temos representantes das cinco regiões do Brasil que compartilham conhecimentos e demonstram o potencial da pós-graduação brasileira no que diz respeito aos estudos da linguagem. Um dos principais intuitos dessa coletânea é apresentar esse cenário multifacetado das pesquisas no Brasil. Dessa forma, além dos instigantes debates promovidos pelos/as autores/as aqui presentes, temos como vislumbrar o panorama heteróclito de dissertações e teses que estão prestes a serem defendidas por esses/as jovens pesquisadores/as.
Socializar esses debates sobre pautas relacionadas à interdisciplinaridade nos estudos da linguagem proporciona intercâmbios e diálogos de várias ordens que podem enriquecer o desenvolvimento científico da área de Linguística e Literatura. Tais debates trazem contribuições para o campo teórico e aplicado dos estudos da linguagem que se coaduna com o cenário da educação pública brasileira e a incidência nos processos formativos de seus sujeitos – professores e alunos – das universidades e escolas de educação básica, que tenham em vista a perspectiva da interdisciplinaridade no âmbito das discussões profissionais e/ou acadêmicas.
Aqui a comunidade leitora encontrará pesquisas com objetivos muito bem delineados para proposição de leitura(s) e metodologia(s) que tomam os estudos da linguagem como fonte e objeto de investigação e também de práxis na sala de aula. Assim, convidamos a uma leitura que, dentre todas as vozes que se fazem presentes nesse coro teórico-metodológico, auxilie na capacidade de perceber nos discursos, que partem de outros já ditos, o desejo pela diversidade teórica e pela prática de ensino e aprendizagem que se efetive no fazer docente.

Natanael Duarte de Azevedo
Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
Ver mais
Compartilhe:

Artigos | 28 artigos disponíveis.