E-book

ISBN: 978-65-86901-18-4
CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

E-book: Saúde Populacional: Metas e Desafios do Século XXI
Baixe o E-book Completo Localize seu artigo no e-book

Prefácio

   Esta obra reúne artigos que contemplam discussões sobre o tema do 4º Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde (CONBRACIS): "Saúde Populacional: Metas e Desafios do Século XXI". Saúde Populacional é uma ciência que trata da prevenção de doenças e promoção de saúde através de esforços organizados para melhora da qualidade do atendimento, redução de custos para tratamento de doentes, oferecendo então acesso para quem efetivamente precisa, chama-se saúde populacional. Partindo deste princípio, chegamos à conclusão que quando tratamos a população de maneira preventiva, obtemos de fato a saúde plena.
Ao abordar esta temática somos convidados a sair do campo do idealismo e irmos para o campo do empirismo, onde o conhecimento é pautado nas experiências vivenciadas. É necessário para tanto, conhecer a realidade das populações, entender como os indivíduos e a sociedade enfrentam a saúde, compreender o modelo assistencial de saúde oferecido e qual nível de conhecimento da população sobre a gerência dos serviços de saúde, para então, podermos apresentar e executar novos modelos assistenciais que modifiquem de fato a realidade da saúde em toda população e em todos os níveis de saúde.     
     Em um cenário real, temos como aliadas as Inovações tecnológicas, que podem oferecer saúde comum a todos, através do aprimoramento de boas práticas em saúde, fomentadas pela organização da rede de cuidados da população. 
     Como podemos então implementar estratégias que entrelacem o campo tecnológico e o modelo de saúde assistencial atual? A princípio, empenhar-se de forma colaborativa e multiprofissional em todos os níveis de saúde de forma a analisar dados para identificar toda a população e sua situação, com isso, será possível oferecer uma excelente assistência em saúde nos níveis primário, secundário e terciário de atenção à saúde. É necessário refletir sobre vários âmbitos, não pensar apenas em tratamento, mas também em educação e prevenção em saúde, em monitoramento remoto através de dispositivos para assistência em tempo real e intervenções imediatas e preventivas. A partir disto, haverá uma melhora na qualidade do atendimento e a informação oferecida à população, consequentemente ocorrerá uma redução nos custos efetivos de saúde, uma vez que a população só irá procurar o serviço de saúde quando efetivamente for preciso.
     O modelo de saúde ideal a ser adotado atualmente, exige que o indivíduo esteja no centro do cuidado, e para que isso aconteça, é fundamental que exista uma gestão de saúde que entenda todo esse processo, que perpasse o público e o privado, que avance em estratégias para melhorar os sistemas de saúde e transformar então a saúde populacional.  

     Toda esta temática foi discutida no 4º CONBRACIS, onde elencou-se como prioridade os estudos em Ciências da Saúde, para tornar e manter a população com condições de vida saudáveis considerando a qualidade de vida nos grandes centros urbanos, nos serviços de atenção à saúde disponíveis para a população, no âmbito do desenvolvimento sustentável (condição de vulnerabilidade), para tratamentos de epidemias e pandemias, vacinas e outros tratamentos, técnicas, procedimentos, sistemas e serviços. 
     Os tópicos debatidos no evento em 2020 relacionou-se com os mais diversos segmentos da saúde, desde equipamentos médicos, dispositivos, fármacos, técnicas, procedimentos, sistemas e serviços, baseados em evidências científicas para subsidiar suas inserções nos serviços de atenção à saúde, envolvendo as áreas da Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Psicologia, ciências farmacêuticas e biológicas dentre as outras áreas que integram as Ciências da Saúde, quer seja individual, coletiva ou pública, promovendo assim um ampla aprendizagem entre as áreas.

Profa. Me. Ketinlly Yasmyne Nascimento Martins
Mestre em Ciência e Tecnologia em Saúde
Pesquisadora NUTES
Coordenadora do Laboratório de Tecnologias 3D - LT3D/NUTES
Coordenadora Geral do IV CONBRACIS
Ver mais
Compartilhe:

Artigos | 22 artigos disponíveis.