Esse resumo expandido tem como objetivo apresentar as contribuições do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG) para a formação da identidade docente, conceito que Pimenta (1996, p.75) define como um “[...] processo de construção do sujeito historicamente situado”. A partir de 2021, foram desenvolvidos alguns projetos que aconteceram também de maneira remota: o projeto Diálogo com o autor que tem o objetivo de promover a discussão dos variados temas do Ensino de Geografia, entre autor, leitores e intérpretes dos textos selecionados pelos professores.No ano de 2022, em função do Concurso Público para professor, realizado pela UESB e UNEB, foi lançado o projeto: Na sala de aula com..., para dar oportunidade aos membros e convidados a assistirem as aulas elaboradas para a prova didática dos professores, então candidatosEm função do Concurso da Educação Básica realizamos o projeto: GRUPEG no Concurso Público do Estado da Bahia e foram convidados alguns professores que trabalharam com as temáticas exigidas para o exame: conhecimentos pedagógicos, conhecimentos específicos, conhecimentos interdisciplinares e noções de igualdade racial e gênero.O GRUPEG contribui para a identidade de professor-pesquisador através das trocas de saberes das experiências, tanto dos professores mais novos, quanto daqueles com muitos anos de trabalho, além da necessidade constante de problematizar a prática pedagógica, a sala de aula e demais espaços da escola, reconhecendo-a como uma microssociedade, das oportunidades de reflexão da própria prática, da necessidade de ser e fazer diferente, para além da formação.Os membros do GRUPEG reconhecem e valorizam a profissão de professor, ao tempo que buscam por condições melhores de trabalho, ressaltam a importância de planejar, vislumbram o melhor para o aluno, a sociedade em que ele vive, a fim de que sejam inseridos no espaço como produtor e produto.