HIBRIDISMOS EM SUMMERTIME, DE J. M. COETZEE
"2023-02-02 11:15:50" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91860 "edicao_id" => 310 "trabalho_id" => 11 "inscrito_id" => 26 "titulo" => "HIBRIDISMOS EM SUMMERTIME, DE J. M. COETZEE" "resumo" => "Summertime (2009) é o terceiro volume da trilogia Scenes from Provincial Life, do escritor sul-africano J. M. Coetzee. No romance, o biógrafo Vincent se interessa por detalhes da vida privada de John Coetzee (personagem ficcional que está morto) e conduz entrevistas com pessoas próximas a ele. Além das entrevistas, Summertime é composto por trechos de diário de John Coetzee, o personagem; mostrando-se, assim, uma narrativa híbrida, característica típica da literatura contemporânea. Para além dos diferentes modos de narração, a partir de uma análise estrutural, este estudo tem como objetivo identificar e refletir sobre os diferentes tipos de hibridismo em Summertime, Como aporte teórico, usamos pesquisas de Linda Hutcheon (1998), Fredic Jameson (1991) e Gilles Deleuze e Felix Guattari (1995), autores que problematizam sobre o pós-modernismo, além de estudos literários de Roland Barthes (1987) e Umberto Eco (1991). Em Summertime, o hibridismo se apresenta em diversas esferas do romance. A própria narrativa mesclada entre entrevista e diário traz uma pluralidade de vozes e representações de narradores, diferenciando-se, inclusive, dos volumes anteriores. Ainda, as características e os limites da ideia de gênero literário são problematizados, posto que a obra mistura elementos de narrativas autobiográficas, confessionais, epistolares, ficcionais e de testemunho, por exemplo. Nesse sentido, essa obra autobiográfica (ou outrobiográfica) coetzeana representa uma ruptura formal e estética dos limites entre ficção e realidade, nos levando a (re)pensar nas potencialidades e possibilidades da literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "SIMPÓSIO 01: A LITERATURA CONTEMPORÂNEA EM MUTAÇÃO: ESCRITURAS HÍBRIDAS EM FOCO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV183_MD1_ID26_TB11_28102022183629.pdf" "created_at" => "2023-02-03 10:23:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PEDRO WIZNIEWSKY AMARAL" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "jpwamaral@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-seminario-nacional-do-grupo-de-estudos-de-literatura-e-critica-contemporaneas" "edicao_nome" => "Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_evento" => "I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/gelcco/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63f7942472277_23022023132820.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-02 11:15:50" "publicacao_id" => 102 "publicacao_nome" => "Revista GELCCO" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-96-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91860 "edicao_id" => 310 "trabalho_id" => 11 "inscrito_id" => 26 "titulo" => "HIBRIDISMOS EM SUMMERTIME, DE J. M. COETZEE" "resumo" => "Summertime (2009) é o terceiro volume da trilogia Scenes from Provincial Life, do escritor sul-africano J. M. Coetzee. No romance, o biógrafo Vincent se interessa por detalhes da vida privada de John Coetzee (personagem ficcional que está morto) e conduz entrevistas com pessoas próximas a ele. Além das entrevistas, Summertime é composto por trechos de diário de John Coetzee, o personagem; mostrando-se, assim, uma narrativa híbrida, característica típica da literatura contemporânea. Para além dos diferentes modos de narração, a partir de uma análise estrutural, este estudo tem como objetivo identificar e refletir sobre os diferentes tipos de hibridismo em Summertime, Como aporte teórico, usamos pesquisas de Linda Hutcheon (1998), Fredic Jameson (1991) e Gilles Deleuze e Felix Guattari (1995), autores que problematizam sobre o pós-modernismo, além de estudos literários de Roland Barthes (1987) e Umberto Eco (1991). Em Summertime, o hibridismo se apresenta em diversas esferas do romance. A própria narrativa mesclada entre entrevista e diário traz uma pluralidade de vozes e representações de narradores, diferenciando-se, inclusive, dos volumes anteriores. Ainda, as características e os limites da ideia de gênero literário são problematizados, posto que a obra mistura elementos de narrativas autobiográficas, confessionais, epistolares, ficcionais e de testemunho, por exemplo. Nesse sentido, essa obra autobiográfica (ou outrobiográfica) coetzeana representa uma ruptura formal e estética dos limites entre ficção e realidade, nos levando a (re)pensar nas potencialidades e possibilidades da literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "SIMPÓSIO 01: A LITERATURA CONTEMPORÂNEA EM MUTAÇÃO: ESCRITURAS HÍBRIDAS EM FOCO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV183_MD1_ID26_TB11_28102022183629.pdf" "created_at" => "2023-02-03 10:23:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PEDRO WIZNIEWSKY AMARAL" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "jpwamaral@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-seminario-nacional-do-grupo-de-estudos-de-literatura-e-critica-contemporaneas" "edicao_nome" => "Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_evento" => "I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/gelcco/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63f7942472277_23022023132820.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-02 11:15:50" "publicacao_id" => 102 "publicacao_nome" => "Revista GELCCO" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-96-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }