Artigo CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos

E-books

ISBN: 978-65-86901-81-8

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A FORMAÇÃO DOS INTELECTUAIS DO CAMPO (CAMPONESES) NO BRASIL

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          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
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                  RIBAMAR RIBEIRO JUNIOR
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                  ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO (UFPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO JORLAN SOARES DE ABREU (IFMA)<br />\r\n
                  DENIZE TOMAZ DE AQUINO (UPE)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  ISAIAS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  IZIANE SILVESTRE IZIANE (IFCE)<br />\r\n
                  JANINE OLIVEIRA CARDEAL (UFAL)<br />\r\n
                  KERGINALDO LUIZ DE FREITAS (UNIFOR)<br />\r\n
                  LA&Eacute;CIO ROCHA DE SENA (UNIFESSPA)<br />\r\n
                  LUIZ FELIPE DE ARRUDA MOURA (UFPE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAYANE GOMES DA SILVA (SEDUC/PA)<br />\r\n
                  RONNIELLE DE AZEVEDO-LOPES (IFPA)<br />\r\n
                  VANUSA MARIA GOMES NORONHA MEDEIROS (Escola Estadual Padre Alfredo)
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                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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                  ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO (UFPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO JORLAN SOARES DE ABREU (IFMA)<br />\r\n
                  DENIZE TOMAZ DE AQUINO (UPE)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  ISAIAS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  IZIANE SILVESTRE IZIANE (IFCE)<br />\r\n
                  JANINE OLIVEIRA CARDEAL (UFAL)<br />\r\n
                  KERGINALDO LUIZ DE FREITAS (UNIFOR)<br />\r\n
                  LA&Eacute;CIO ROCHA DE SENA (UNIFESSPA)<br />\r\n
                  LUIZ FELIPE DE ARRUDA MOURA (UFPE)<br />\r\n
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                  RAYANE GOMES DA SILVA (SEDUC/PA)<br />\r\n
                  RONNIELLE DE AZEVEDO-LOPES (IFPA)<br />\r\n
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Este artigo é um produto do curso “Antônio Gramsci: a educação como hegemonia”, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e tem como objetivo analisar, a partir da perspectiva gramsciana, a origem da Pedagogia da Alternância enquanto estratégia de formação dos intelectuais orgânicos do campo (camponeses) no Brasil. Apresenta as origens e os conceitos da Pedagogia da Alternância, expondo as suas formas de aplicação e seu desenvolvimento no país para, posteriormente, relacionar com a concepção de intelectuais de Antônio Gramsci, bem como com a sua concepção de cunho marxista da educação (escolar) e as exigências de uma formação integral do sujeito sem distinção de classes, capazes de atuarem tanto profissionalmente como no papel de dirigentes, se assim o desejar. Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre o tema e busca, a partir de autores como Paolo Nosella, Nelson Coutinho e Antônio Gramsci, analisar a relação entre tal pedagogia e o pensamento do autor das “Cartas do Cárcere”. Adota uma abordagem qualitativa e baseia-se nos enfoques da Teoria Crítica e da Pedagogia Histórico-Crítica. No Brasil e na América Latina, o modelo de escola que mais se adequa a esse pensamento paradigmático do pensador sardo é aquele adotado pelos Centros Familiares de Formação por Alternância, sobretudo as Escolas Famílias Agrícolas, as quais estão firmadas em quatro pilares, a saber: Formação Integral: projeto pessoal de vida; Desenvolvimento do meio: social, econômico, humano e político; Alternância: uma metodologia pedagógica adequada.

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