Artigo CONEDU - História da Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-79-5

A TERRA É O BERÇO COMUM: CARLOS DIAS FERNANDES E O SEU IDEAL DE NAÇÃO (1913-1914)

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 03 - História da Educação
0 of 0
"2022-07-12 14:39:56" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91176 "edicao_id" => 244 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 12110 "titulo" => "A TERRA É O BERÇO COMUM: CARLOS DIAS FERNANDES E O SEU IDEAL DE NAÇÃO (1913-1914)" "resumo" => "O presente artigo busca identificar e analisar a figura do Carlos Dias Fernandes, entre 1913 e 1914, procurando delinear possíveis correlações desse sujeito, apreendido enquanto intelectual, e as dinâmicas do contexto social, cultural e educacional do Estado, tomando como base a instituição do Lyceu Parahybano. Sendo assim, objetivamos a apreensão do Dias Fernandes, partindo de alguns aspectos de sua trajetória e de suas ideias em torno de uma noção de pátria. Dito isto, importa destacar que a tessitura dos caminhos percorridos por figuras consideradas como intelectuais em determinadas épocas, permitem o entendimento das possíveis conjunturas existentes, bem como do desenrolar das ideias ali forjadas, entre meados do fim do Império e o início na República. Constitui importante caminho para apreensão de uma História da Educação – seus sujeitos instrucionais, espaços escolares e ideias -, o corpus documental dos periódicos, sendo essa a principal fonte empregada na pesquisa, a saber: O Norte, O Jornal e A União. Este último, tem grande relevância não só por ser o órgão oficial do governo, no qual o Carlos Dias Fernandes era diretor, mas também por ter sido o local da publicado de sua conferência proferida no Lyceu - Noção de Pátria. No que pese ao suporte teórico-metodológico, destacamos a História Cultural como elemento norteador, sendo o campo da História da Educação e da história dos intelectuais pontos dialógicos do processo construtivo do conhecimento aqui apresentado.O presente artigo busca identificar e analisar a figura do Carlos Dias Fernandes, entre 1913 e 1914, procurando delinear possíveis correlações desse sujeito, ap" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD5_ID12110_TB257_10062022162540.pdf" "created_at" => "2022-12-12 10:45:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITACYARA VIANA MIRANDA" "autor_nome_curto" => "ITACYARA" "autor_email" => "itacyaravm@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "historia-da-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT03" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b7a5b2d1f_30012023092717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:39:56" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91176 "edicao_id" => 244 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 12110 "titulo" => "A TERRA É O BERÇO COMUM: CARLOS DIAS FERNANDES E O SEU IDEAL DE NAÇÃO (1913-1914)" "resumo" => "O presente artigo busca identificar e analisar a figura do Carlos Dias Fernandes, entre 1913 e 1914, procurando delinear possíveis correlações desse sujeito, apreendido enquanto intelectual, e as dinâmicas do contexto social, cultural e educacional do Estado, tomando como base a instituição do Lyceu Parahybano. Sendo assim, objetivamos a apreensão do Dias Fernandes, partindo de alguns aspectos de sua trajetória e de suas ideias em torno de uma noção de pátria. Dito isto, importa destacar que a tessitura dos caminhos percorridos por figuras consideradas como intelectuais em determinadas épocas, permitem o entendimento das possíveis conjunturas existentes, bem como do desenrolar das ideias ali forjadas, entre meados do fim do Império e o início na República. Constitui importante caminho para apreensão de uma História da Educação – seus sujeitos instrucionais, espaços escolares e ideias -, o corpus documental dos periódicos, sendo essa a principal fonte empregada na pesquisa, a saber: O Norte, O Jornal e A União. Este último, tem grande relevância não só por ser o órgão oficial do governo, no qual o Carlos Dias Fernandes era diretor, mas também por ter sido o local da publicado de sua conferência proferida no Lyceu - Noção de Pátria. No que pese ao suporte teórico-metodológico, destacamos a História Cultural como elemento norteador, sendo o campo da História da Educação e da história dos intelectuais pontos dialógicos do processo construtivo do conhecimento aqui apresentado.O presente artigo busca identificar e analisar a figura do Carlos Dias Fernandes, entre 1913 e 1914, procurando delinear possíveis correlações desse sujeito, ap" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD5_ID12110_TB257_10062022162540.pdf" "created_at" => "2022-12-12 10:45:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITACYARA VIANA MIRANDA" "autor_nome_curto" => "ITACYARA" "autor_email" => "itacyaravm@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "historia-da-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT03" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b7a5b2d1f_30012023092717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:39:56" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 244 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "historia-da-educacao" "nome" => "CONEDU - História da Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT03" "logo" => null "capa" => "63d7b7a5b2d1f_30012023092717.jpg" "timbrado" => "62cdb1ecd9385_12072022143956.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:39:56" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:12" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 244 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "historia-da-educacao" "nome" => "CONEDU - História da Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT03" "logo" => null "capa" => "63d7b7a5b2d1f_30012023092717.jpg" "timbrado" => "62cdb1ecd9385_12072022143956.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:39:56" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 138 "edicao_id" => 244 "codigo" => "978-65-86901-79-5" "capa" => "63d7b7a5b69b9_30012023092717.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ROSANGELA SILVA OLIVEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALANNY PAULO RICARDO DE ALMEIDA (UFRN)<br />\r\n ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIR&Ocirc;A (ASCES)<br />\r\n ANA PAULA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA (UFRN)<br />\r\n ENAYDE FERNANDES SILVA DIAS (UESPI)<br />\r\n JEFFERSON MELO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n JOANA BATISTA DE SOUZA (UEMA)<br />\r\n JO&Atilde;O ANTONIO DE SOUSA LIRA (SEDUC-Nova Iorque/MA)<br />\r\n JO&Atilde;O BATISTA GON&Ccedil;ALVES BUENO &nbsp;<br />\r\n MARCO AUR&Eacute;LIO GODINHO RODRIGUES (UEMA)<br />\r\n MARCOS AURELIO DORNELAS ARQUIVO P&Uacute;BLICO PERNAMBUCO<br />\r\n MARIA LUIZA SANTOS GAMA (UEMA)<br />\r\n MARYLUCIA CAVALCANTE SILVA (UNIFESP)<br />\r\n MEIRELENE PEREIRA FROES LIMA (UFMA Campus Bacabal)<br />\r\n NIEDJA FERREIRA DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAIMUNDO J BARBOSA BRAND&Atilde;O (UEMA)<br />\r\n RANILSON EDILSON DA SILVA (UNIVERSIDADE S&Atilde;O MARCOS)<br />\r\n ROSANA MARIA DOS SANTOS (UFRPE)<br />\r\n ROSE MARY SOARES RIBEIRO &nbsp;<br />\r\n SAL&Acirc;NIA MARIA BARBOSA MELO (UEMA) """ "ficha_catalografica" => "63d7b7a5b737a_30012023092717.pdf" "arquivo" => "30012023100032-CONEDU---GT-03.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:39:56" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:12" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 138 "edicao_id" => 244 "codigo" => "978-65-86901-79-5" "capa" => "63d7b7a5b69b9_30012023092717.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\nTranscorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU <br />\r\n Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\nComo questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; e <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\nPara o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br /> &nbsp;<br />\r\n Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ROSANGELA SILVA OLIVEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALANNY PAULO RICARDO DE ALMEIDA (UFRN)<br />\r\n ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIR&Ocirc;A (ASCES)<br />\r\n ANA PAULA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA (UFRN)<br />\r\n ENAYDE FERNANDES SILVA DIAS (UESPI)<br />\r\n JEFFERSON MELO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n JOANA BATISTA DE SOUZA (UEMA)<br />\r\n JO&Atilde;O ANTONIO DE SOUSA LIRA (SEDUC-Nova Iorque/MA)<br />\r\n JO&Atilde;O BATISTA GON&Ccedil;ALVES BUENO &nbsp;<br />\r\n MARCO AUR&Eacute;LIO GODINHO RODRIGUES (UEMA)<br />\r\n MARCOS AURELIO DORNELAS ARQUIVO P&Uacute;BLICO PERNAMBUCO<br />\r\n MARIA LUIZA SANTOS GAMA (UEMA)<br />\r\n MARYLUCIA CAVALCANTE SILVA (UNIFESP)<br />\r\n MEIRELENE PEREIRA FROES LIMA (UFMA Campus Bacabal)<br />\r\n NIEDJA FERREIRA DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAIMUNDO J BARBOSA BRAND&Atilde;O (UEMA)<br />\r\n RANILSON EDILSON DA SILVA (UNIVERSIDADE S&Atilde;O MARCOS)<br />\r\n ROSANA MARIA DOS SANTOS (UFRPE)<br />\r\n ROSE MARY SOARES RIBEIRO &nbsp;<br />\r\n SAL&Acirc;NIA MARIA BARBOSA MELO (UEMA) """ "ficha_catalografica" => "63d7b7a5b737a_30012023092717.pdf" "arquivo" => "30012023100032-CONEDU---GT-03.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:39:56" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O presente artigo busca identificar e analisar a figura do Carlos Dias Fernandes, entre 1913 e 1914, procurando delinear possíveis correlações desse sujeito, apreendido enquanto intelectual, e as dinâmicas do contexto social, cultural e educacional do Estado, tomando como base a instituição do Lyceu Parahybano. Sendo assim, objetivamos a apreensão do Dias Fernandes, partindo de alguns aspectos de sua trajetória e de suas ideias em torno de uma noção de pátria. Dito isto, importa destacar que a tessitura dos caminhos percorridos por figuras consideradas como intelectuais em determinadas épocas, permitem o entendimento das possíveis conjunturas existentes, bem como do desenrolar das ideias ali forjadas, entre meados do fim do Império e o início na República. Constitui importante caminho para apreensão de uma História da Educação – seus sujeitos instrucionais, espaços escolares e ideias -, o corpus documental dos periódicos, sendo essa a principal fonte empregada na pesquisa, a saber: O Norte, O Jornal e A União. Este último, tem grande relevância não só por ser o órgão oficial do governo, no qual o Carlos Dias Fernandes era diretor, mas também por ter sido o local da publicado de sua conferência proferida no Lyceu - Noção de Pátria. No que pese ao suporte teórico-metodológico, destacamos a História Cultural como elemento norteador, sendo o campo da História da Educação e da história dos intelectuais pontos dialógicos do processo construtivo do conhecimento aqui apresentado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.