Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO DE CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90950
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4796
    "inscrito_id" => 17989
    "titulo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO DE CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O presente estudo constitui-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, a qual se apresenta como uma pesquisa básica, com objetivo exploratório no intuito de se obter mais informações referentes à formação inicial de professores de Ciências Biológicas, no campo do Ensino de Ciências. Através deste objetivou-se analisar as principais percepções sobre estágio apresentadas nos relatórios elaborados pelos acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA na modalidade de regência de Ciências no Ensino Fundamental II. Essa pesquisa constitui-se de natureza qualitativa e abordagem descritiva, os dados foram coletados a partir da análise de 15 relatórios de estágio realizados em escolas de Sobral e de cidades conveniadas com a IES no estado do Ceará, no ano de 2019. Trata- se, portanto, de uma pesquisa documental. Pode-se aferir o quanto o estágio supervisionado é elencado como um pilar da formação inicial, sendo expressas inúmeras colocações que ressaltam a importância dessa ação teórico-prática como espaço de vivência e construção profissional. Foram identificados elementos que apresentam esse como um ambiente de reflexão, além de constituir um itinerário riquíssimo de pesquisa. Portanto, o estágio curricular apresentado pelos estagiários como um pilar da matriz curricular e também um processo importante na construção de educadores críticos- reflexivos em consonância com os demais achados nos permite vislumbrar uma formação inicial contundente e bastante eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17989_TB4796_15102022114527.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO WESLEY RODRIGUES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Wesley Rodrigue"
    "autor_email" => "biowesley2017@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90950
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4796
    "inscrito_id" => 17989
    "titulo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO DE CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O presente estudo constitui-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, a qual se apresenta como uma pesquisa básica, com objetivo exploratório no intuito de se obter mais informações referentes à formação inicial de professores de Ciências Biológicas, no campo do Ensino de Ciências. Através deste objetivou-se analisar as principais percepções sobre estágio apresentadas nos relatórios elaborados pelos acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA na modalidade de regência de Ciências no Ensino Fundamental II. Essa pesquisa constitui-se de natureza qualitativa e abordagem descritiva, os dados foram coletados a partir da análise de 15 relatórios de estágio realizados em escolas de Sobral e de cidades conveniadas com a IES no estado do Ceará, no ano de 2019. Trata- se, portanto, de uma pesquisa documental. Pode-se aferir o quanto o estágio supervisionado é elencado como um pilar da formação inicial, sendo expressas inúmeras colocações que ressaltam a importância dessa ação teórico-prática como espaço de vivência e construção profissional. Foram identificados elementos que apresentam esse como um ambiente de reflexão, além de constituir um itinerário riquíssimo de pesquisa. Portanto, o estágio curricular apresentado pelos estagiários como um pilar da matriz curricular e também um processo importante na construção de educadores críticos- reflexivos em consonância com os demais achados nos permite vislumbrar uma formação inicial contundente e bastante eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17989_TB4796_15102022114527.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO WESLEY RODRIGUES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Wesley Rodrigue"
    "autor_email" => "biowesley2017@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente estudo constitui-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, a qual se apresenta como uma pesquisa básica, com objetivo exploratório no intuito de se obter mais informações referentes à formação inicial de professores de Ciências Biológicas, no campo do Ensino de Ciências. Através deste objetivou-se analisar as principais percepções sobre estágio apresentadas nos relatórios elaborados pelos acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA na modalidade de regência de Ciências no Ensino Fundamental II. Essa pesquisa constitui-se de natureza qualitativa e abordagem descritiva, os dados foram coletados a partir da análise de 15 relatórios de estágio realizados em escolas de Sobral e de cidades conveniadas com a IES no estado do Ceará, no ano de 2019. Trata- se, portanto, de uma pesquisa documental. Pode-se aferir o quanto o estágio supervisionado é elencado como um pilar da formação inicial, sendo expressas inúmeras colocações que ressaltam a importância dessa ação teórico-prática como espaço de vivência e construção profissional. Foram identificados elementos que apresentam esse como um ambiente de reflexão, além de constituir um itinerário riquíssimo de pesquisa. Portanto, o estágio curricular apresentado pelos estagiários como um pilar da matriz curricular e também um processo importante na construção de educadores críticos- reflexivos em consonância com os demais achados nos permite vislumbrar uma formação inicial contundente e bastante eficaz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.