SILVA, Renata Morgado et al.. A profissionalização docente no “chão virtual da escola”. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90470>. Acesso em: 22/12/2024 23:01
O artigo visa trazer pontos trabalhados na trajetória de leituras, apresentações e discussões que surgiram ao longo da disciplina “profissionalização docente: trabalho e prática pedagógica”. As reflexões advindas da disciplina inevitavelmente perpassaram as vivências profissionais de todos os envolvidos no decorrer das aulas. Entre os objetivos do componente curricular estava relacionar a leitura e as discussões com uma prática no “chão da escola” estabelecendo um parâmetro comparativo entre o que pesquisamos na academia e o que estamos trabalhamos em sala de aula, principalmente durante o distanciamento social que enfrentamos em virtude da pandemia da COVID-19. Este trabalho objetiva descrever a experiência do curso da disciplina do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), evidenciando e relacionando, mais especificamente, o capítulo VII do livro “Professores do Brasil: novos cenários de formação” de GATTI (2019) com a prática profissional do docente e preceptor no Programa Residência Pedagógica (PRP) durante a pandemia da COVID-19. De maneira geral, o texto aborda os desafios e as aprendizagens que permearam a aplicação da política de formação inicial e continuada. Trata-se de um trabalho descritivo com enfoque qualitativo que apresenta e discute os pontos que nortearam a atuação no PRP, tanto das residentes (alunas do curso de pedagogia) quanto da preceptora (professora no 4º ano do Ensino Fundamental), passando pelos desafios enfrentados e aprendizagens adquiridas durante os anos letivos de 2020 e 2021 pela especificidade de desenvolver propostas durante o distanciamento social. O manuscrito apresenta como conclusões as possibilidades de troca de experiências entre professora/preceptora e residentes, além de propostas que auxiliam nas aulas em modalidade remota e favorecem aprendizagens em um cenário pandêmico.