Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARUTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM AUXÍLIO NA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITOS ATÔMICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
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Dessa forma, estar sintonizado com os interesses do alunado podem facilitar a construção de associações significativas de aprendizado, estimulando o vínculo de um novo conhecimento, com aquele já presente no cognitivo do aluno. Nessa perspectiva, os recursos audiovisuais como desenhos, filmes e séries animadas demonstram seu potencial, enquanto material passível de estimulação da comparação entre o conceito abstrato e a assimilação concreta do assunto. Diante disso, buscou-se verificar a compreensão sobre o Princípio da Incerteza de Heisenberg no Ensino Fundamental, utilizando um recorte do anime Naruto Shippuden. Neste estudo, adotou-se uma abordagem metodológica com enfoque qualitativo, recorrendo ao uso de questionário aplicado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada localizada em Vitória de Santo Antão - PE. Para a análise de dados utilizou-se as recomendações de Bardin (1977), que nos diz que a verificação é realizada em três polos, constituídas pela pré-análise, fase de exploração do material e por último, a fase de interpretação e tratamento dos resultados também conhecida como fase de codificação. A partir da metodologia trabalhada, observou-se um aumento no interesse e na participação por parte dos discentes sobre o conteúdo abordado. Também se verificou um bom entendimento do fenômeno trabalhado, indo além da assimilação teórica do conceito.O ensino de ciências, de forma geral, demanda uma constante contextualização dos conceitos abordados em sala de aula. 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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O ensino de ciências, de forma geral, demanda uma constante contextualização dos conceitos abordados em sala de aula. No ensino fundamental, a busca por retirar os conteúdos do espaço abstrato e tornar cada vez mais concretos aos olhos dos jovens discentes enfrenta empecilhos, tal qual a falta de recursos e pouca disponibilidade de tempo para construção de materiais didáticos pelos docentes. Dessa forma, estar sintonizado com os interesses do alunado podem facilitar a construção de associações significativas de aprendizado, estimulando o vínculo de um novo conhecimento, com aquele já presente no cognitivo do aluno. Nessa perspectiva, os recursos audiovisuais como desenhos, filmes e séries animadas demonstram seu potencial, enquanto material passível de estimulação da comparação entre o conceito abstrato e a assimilação concreta do assunto. Diante disso, buscou-se verificar a compreensão sobre o Princípio da Incerteza de Heisenberg no Ensino Fundamental, utilizando um recorte do anime Naruto Shippuden. Neste estudo, adotou-se uma abordagem metodológica com enfoque qualitativo, recorrendo ao uso de questionário aplicado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada localizada em Vitória de Santo Antão - PE. Para a análise de dados utilizou-se as recomendações de Bardin (1977), que nos diz que a verificação é realizada em três polos, constituídas pela pré-análise, fase de exploração do material e por último, a fase de interpretação e tratamento dos resultados também conhecida como fase de codificação. A partir da metodologia trabalhada, observou-se um aumento no interesse e na participação por parte dos discentes sobre o conteúdo abordado. Também se verificou um bom entendimento do fenômeno trabalhado, indo além da assimilação teórica do conceito.

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