Como o cérebro aprende? Essa questão é de fundamental importância para o desenvolvimento das práticas pedagógicas, com isso, o presente trabalho teve por objetivo analisar a acuidade da neurociência na prática de professores em exercício na rede pública de ensino. Definindo a neurociência e a sua relação com a educação, debatendo acerca da relevância da mesma na prática de professores, buscando assim compreender a relação entre os conhecimentos da neurociência e a prática dos docentes. O referencial teórico que fundamenta este trabalho está baseado nos estudos de Carvalho (2011); Cosenza e Guerra (2011); e nos autores que discutem sobre a neurociência e a educação. O trabalho teve como foco a pesquisa qualitativa, com instrumento de coleta de dados o questionário, enviado como formulário do Google forms. O mesmo foi enviado para dez professores do Ensino Fundamental anos iniciais e finais, de ambos os sexos, da rede pública de ensino do município de Morro do Chapéu -Ba. Diante da pesquisa, pode-se observar que grande parte dos entrevistados compreendem o que é neurociência, porém acreditam que esta só contribuirá para a compreensão dos comportamentos dos seus alunos. Os mesmos realizam atividades dinâmicas em sala como, jogos, desafios e experiências, porém não relacionam essas práticas com a neurociência. Conclui-se que, a partir dos resultados obtidos, deve-se tencionar a neurociência como suporte para a prática pedagógica, levando em consideração que a mesma está diretamente ligada ao desenvolvimento integral do aluno.