O presente trabalho tem o objetivo de investigar a prática pedagógica mediada pela Educomunicação, tendo como categorias de análise o saber e o fazer docente. De forma específica, busca analisar como são formados os saberes dos professores, descrever as formas e recursos didáticos do fazer pedagógico e, por fim, compreender como se dá o processo de construção dos saberes e fazeres mediados pela Educomunicação com base na pedagogia libertária. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória de caráter bibliográfico, fruto de um recorte da nossa monografia do Curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário de Patos - UNIFIP. Como referencial de análise científica foram utilizados os pressupostos de autores como Moran (2000), Gaia (2001), Tardif (2013) e Freire(2005). A pesquisa mostrou que não é possível pensar em um mundo isento de aspectos tecnológicos, tendo uma geração ainda mais dependente das novas tecnologias. Portanto, é preciso que haja uma adaptação a esse universo informatizado e digital, bem como é relevante aproveitar-se da Educomunicação e das vantagens disponibilizadas pelos meios digitais para a formação docente, diante da construção dos seus saberes e de suas práticas transformadoras.