O estudo abrange os reflexos da pandemia da Covid-19 aos estudantes do ensino médio no âmbito pessoal e escolar. O seu objetivo é identificar os fatores condicionantes que refletem os impactos pedagógicos e socioemocionais da pandemia da Covid-19 aos alunos do ensino médio do IFMA. A pesquisa foi bibliográfica, de caráter descritivo, com estudo de campo, com aplicação de questionários junto a alunos da 3a série do ensino médio do curso de Técnico em Química do IFMA, campus São Luís, Monte Castelo, com dados analisados sob uma abordagem qualitativa. Os impactos pedagógicos aos discentes se deram em decorrência das dificuldades de acesso à internet; pelo uso preponderante do celular, limitando a navegação; e desconhecimento da maioria dos professores das potencialidades da tecnologia, comprometendo o acesso à informação. Os impactos socioemocionais foram refletidos pelos sentimentos de ansiedade e estresse preponderantes entre os jovens, além de angústia, tristeza e medo. Porém, os estudantes consideraram bom o seu rendimento, com disponibilidade maior à realização de atividades como ponto positivo das aulas remotas, o que nos faz concluir que é necessário superar os impactos da pandemia, respeitando e valorizando as condições dos alunos para que se sintam capazes de transpor seus limites nesse retorno gradual às aulas presenciais.