EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: APONTAMENTOS SOBRE O MÉTODO INDUTIVO INTERCULTURAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA INDÍGENA DE RORAIMA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88269 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 434 "inscrito_id" => 12539 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: APONTAMENTOS SOBRE O MÉTODO INDUTIVO INTERCULTURAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA INDÍGENA DE RORAIMA" "resumo" => "Este trabalho versa sobre a educação escolar indígena, com foco na experiência do ensino de Ciências direcionado para o contexto da comunidade Sucuba, localizada no estado de Roraima e constituída por indivíduos das etnias indígenas Wapichana e Macuxi. A pesquisa apresentada é fruto do seguinte questionamento: Como desenvolver o Método Indutivo Intercultural na disciplina de Ciências de modo a incorporar ao seu currículo o conhecimento advindo das tradições populares em uma escola indígena? A pesquisa teve por objetivo: Promover o processo de ensino-aprendizagem em ecologia, com discentes de uma escola indígena na perspectiva do Método Indutivo Intercultural, a partir dos conhecimentos e saberes populares da comunidade indígena Sucuba, localizada no município de Alto Alegre. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva, executada através da pratica da observação participante. O objeto de pesquisa foram 20 alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Indígena Riachuelo. A elaboração da pesquisa ocorreu em três etapas: na primeira, foi realizado o diagnóstico inicial para o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conhecimentos tradicionais e temas centrais de Ecologia; na segunda etapa, foi elaborada uma sequência didática com o propósito de trabalhar os conceitos relacionados ao tema ecologia, juntamente com os conhecimentos tradicionais; a terceira etapa e última etapa, a construção do calendário socionatural, através do Método Indutivo Intercultural no processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Resultou que ao final da pesquisa, conseguimos compreender quais os conhecimentos dos alunos sobre a comunidade, e suas interações com o meio ambiente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12539_TB434_04082022221101.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL CRISTINA DEMÉTRIO MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "RAQUEL CRISTINA" "autor_email" => "raquel_cristina_20@hotmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88269 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 434 "inscrito_id" => 12539 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: APONTAMENTOS SOBRE O MÉTODO INDUTIVO INTERCULTURAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA INDÍGENA DE RORAIMA" "resumo" => "Este trabalho versa sobre a educação escolar indígena, com foco na experiência do ensino de Ciências direcionado para o contexto da comunidade Sucuba, localizada no estado de Roraima e constituída por indivíduos das etnias indígenas Wapichana e Macuxi. A pesquisa apresentada é fruto do seguinte questionamento: Como desenvolver o Método Indutivo Intercultural na disciplina de Ciências de modo a incorporar ao seu currículo o conhecimento advindo das tradições populares em uma escola indígena? A pesquisa teve por objetivo: Promover o processo de ensino-aprendizagem em ecologia, com discentes de uma escola indígena na perspectiva do Método Indutivo Intercultural, a partir dos conhecimentos e saberes populares da comunidade indígena Sucuba, localizada no município de Alto Alegre. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva, executada através da pratica da observação participante. O objeto de pesquisa foram 20 alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Indígena Riachuelo. A elaboração da pesquisa ocorreu em três etapas: na primeira, foi realizado o diagnóstico inicial para o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conhecimentos tradicionais e temas centrais de Ecologia; na segunda etapa, foi elaborada uma sequência didática com o propósito de trabalhar os conceitos relacionados ao tema ecologia, juntamente com os conhecimentos tradicionais; a terceira etapa e última etapa, a construção do calendário socionatural, através do Método Indutivo Intercultural no processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Resultou que ao final da pesquisa, conseguimos compreender quais os conhecimentos dos alunos sobre a comunidade, e suas interações com o meio ambiente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12539_TB434_04082022221101.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL CRISTINA DEMÉTRIO MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "RAQUEL CRISTINA" "autor_email" => "raquel_cristina_20@hotmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }