OLIVEIRA, Rosangela Silva et al.. Consciência ambiental no ensino médio. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88086>. Acesso em: 23/12/2024 02:41
Este artigo apresenta relatos de ações extensionistas vinculadas ao Programa Institucional Desenvolvimento Sustentável 2021/2022 da Universidade Estadual do Maranhão e articulado às ações governamentais do Estado do Maranhão previstas na Lei nº 11.365/2020. As ações propostas buscaram promover, pela Educação Ambiental, conscientização e hábitos ecologicamente saudáveis na comunidade escolar. Seu objetivo geral foi oferecer ações educativas socioambientais, estimulando a coleta e destinação adequada de resíduos sólidos e o consumo responsável de energia elétrica no ambiente escolar. As ações extensionistas procuraram estimular a reflexão, conscientização e adoção de práticas sustentáveis diante dos problemas ambientais vigentes na comunidade escolar. As atividades ocorreram na escola pública de Ensino Médio da rede estadual localizada no centro da cidade de Bacabal-MA, o Centro de Ensino Estado do Ceará, com alunos do 1º, 2º e 3º ano matriculados no turno matutino. A metodologia tinha como eixo didático mediações pedagógicas investigativas, dialógicas e reflexivas privilegiando elaboração de sínteses orais e escritas em atividades presenciais e remotas. Como resultado das ações extensionistas identificou-se a ampliação da consciência ambiental na comunidade escolar que ficou estimulada para se organizar pedagogicamente em torno de um projeto educativo inclusivo, ecologicamente verde, resiliente e sustentável.