Artigo Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-53-5

UMA ENSEADA DE CÃES E MONSTROS: FASCISMO E MONSTRUOSIDADE EM BALADA DS PRAIA DOS CÃES

Palavra-chaves: MONSTRUOSIDADE, FASCISMO, SALAZARISMO, BALADA DA PRAIA DOS CÃES, JOSÉ CARDOSO PIRES Comunicação Oral Linha Temática 02: Interlocuções: literatura portuguesa e outros campos do saber
"2022-03-16" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 83379
    "edicao_id" => 193
    "trabalho_id" => 177
    "inscrito_id" => 358
    "titulo" => "UMA ENSEADA DE CÃES E MONSTROS: FASCISMO E MONSTRUOSIDADE EM BALADA DS PRAIA DOS CÃES"
    "resumo" => "QUASE QUARENTA ANOS APÓS SUA PUBLICAÇÃO, O ROMANCE BALADA DA PRAIA DOS CÃES, DE JOSÉ CARDOSO PIRES, HÁ MUITO ESTABELECEU-SE COMO UMA OBRA DE BALANÇO DO SALAZARISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS PORTUGUESES. UMA “VALSA DE CONSPIRADORES”, COMO DEFINIDO PELAS PRÓPRIAS PERSONAGENS, A NARRATIVA SE DESENROLA COMO UMA INVESTIGAÇÃO POLICIAL EM QUE AS PISTAS SÃO, EM SUA MAIORIA, SÍMBOLOS E ENIGMAS QUE, SE POR UM LADO, NÃO FORNECEM RESPOSTAS IMEDIATAS, POR OUTRO AUMENTAM O LEQUE DE POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO DO LEITOR QUE SE PROPÕE A ASSUMIR O PAPEL DE DETETIVE E SOLUCIONAR O CASO DO FASCISMO. NESTE SENTIDO, A PRESENÇA DE MONSTROS, SEJAM OS DA CULTURA DE MASSA, SEJAM OS DA IMAGINAÇÃO DAS PERSONAGENS, PASSANDO POR CORPOS INADEQUADOS E OBJETIFICADOS, ESTABELECE UM FIO DE SIGNIFICADOS RELATIVOS À DESUMANIZAÇÃO PRATICADA PELO FASCISMO, COM O OBJETIVO DE JUSTIFICAR A SUPRESSÃO DE DIREITOS E VIOLÊNCIA DO ESTADO. COMO DEFINEM JEFFREY COHEN E MARGRIT SHILDRICK, O CORPO MONSTRUOSO É AQUELE QUE SE DIFERENCIA EM SUA PRÓPRIA MATERIALIDADE, APRESENTANDO-SE FORA DOS PADRÕES DE ADEQUAÇÃO E RECONHECIMENTO POR PARTE DOS DEMAIS. RELACIONANDO ESTAS DEFINIÇÕES COM MARK NEOCLEOUS E SUA CARATERIZAÇÃO DO FASCISMO COMO UM DISCURSO DE CRIAÇÃO DE MONSTROS, APRESENTAREMOS COMO ESTES CORPOS DISSONANTES ESTÃO PRESENTES EM BALADA DA PRAIA DOS CÃES E SÃO PARTE DO PROCESSO DE DESUMANIZAÇÃO DO SALAZARISMO DENUNCIADO POR CARDOSO PIRES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Linha Temática 02: Interlocuções: literatura portuguesa e outros campos do saber"
    "palavra_chave" => "MONSTRUOSIDADE , FASCISMO , SALAZARISMO , BALADA DA PRAIA DOS CÃES , JOSÉ CARDOSO PIRES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "62153cbc6271e_22022022164252.pdf"
    "created_at" => "2022-02-22 16:42:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA GAPPO LACOMBE"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "Gappolacombe@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa"
    "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA"
    "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-03-16"
    "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46"
    "publicacao_id" => 89
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 83379
    "edicao_id" => 193
    "trabalho_id" => 177
    "inscrito_id" => 358
    "titulo" => "UMA ENSEADA DE CÃES E MONSTROS: FASCISMO E MONSTRUOSIDADE EM BALADA DS PRAIA DOS CÃES"
    "resumo" => "QUASE QUARENTA ANOS APÓS SUA PUBLICAÇÃO, O ROMANCE BALADA DA PRAIA DOS CÃES, DE JOSÉ CARDOSO PIRES, HÁ MUITO ESTABELECEU-SE COMO UMA OBRA DE BALANÇO DO SALAZARISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS PORTUGUESES. UMA “VALSA DE CONSPIRADORES”, COMO DEFINIDO PELAS PRÓPRIAS PERSONAGENS, A NARRATIVA SE DESENROLA COMO UMA INVESTIGAÇÃO POLICIAL EM QUE AS PISTAS SÃO, EM SUA MAIORIA, SÍMBOLOS E ENIGMAS QUE, SE POR UM LADO, NÃO FORNECEM RESPOSTAS IMEDIATAS, POR OUTRO AUMENTAM O LEQUE DE POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO DO LEITOR QUE SE PROPÕE A ASSUMIR O PAPEL DE DETETIVE E SOLUCIONAR O CASO DO FASCISMO. NESTE SENTIDO, A PRESENÇA DE MONSTROS, SEJAM OS DA CULTURA DE MASSA, SEJAM OS DA IMAGINAÇÃO DAS PERSONAGENS, PASSANDO POR CORPOS INADEQUADOS E OBJETIFICADOS, ESTABELECE UM FIO DE SIGNIFICADOS RELATIVOS À DESUMANIZAÇÃO PRATICADA PELO FASCISMO, COM O OBJETIVO DE JUSTIFICAR A SUPRESSÃO DE DIREITOS E VIOLÊNCIA DO ESTADO. COMO DEFINEM JEFFREY COHEN E MARGRIT SHILDRICK, O CORPO MONSTRUOSO É AQUELE QUE SE DIFERENCIA EM SUA PRÓPRIA MATERIALIDADE, APRESENTANDO-SE FORA DOS PADRÕES DE ADEQUAÇÃO E RECONHECIMENTO POR PARTE DOS DEMAIS. RELACIONANDO ESTAS DEFINIÇÕES COM MARK NEOCLEOUS E SUA CARATERIZAÇÃO DO FASCISMO COMO UM DISCURSO DE CRIAÇÃO DE MONSTROS, APRESENTAREMOS COMO ESTES CORPOS DISSONANTES ESTÃO PRESENTES EM BALADA DA PRAIA DOS CÃES E SÃO PARTE DO PROCESSO DE DESUMANIZAÇÃO DO SALAZARISMO DENUNCIADO POR CARDOSO PIRES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Linha Temática 02: Interlocuções: literatura portuguesa e outros campos do saber"
    "palavra_chave" => "MONSTRUOSIDADE , FASCISMO , SALAZARISMO , BALADA DA PRAIA DOS CÃES , JOSÉ CARDOSO PIRES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "62153cbc6271e_22022022164252.pdf"
    "created_at" => "2022-02-22 16:42:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA GAPPO LACOMBE"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "Gappolacombe@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa"
    "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA"
    "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-03-16"
    "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46"
    "publicacao_id" => 89
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 16 de março de 2022

Resumo

QUASE QUARENTA ANOS APÓS SUA PUBLICAÇÃO, O ROMANCE BALADA DA PRAIA DOS CÃES, DE JOSÉ CARDOSO PIRES, HÁ MUITO ESTABELECEU-SE COMO UMA OBRA DE BALANÇO DO SALAZARISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS PORTUGUESES. UMA “VALSA DE CONSPIRADORES”, COMO DEFINIDO PELAS PRÓPRIAS PERSONAGENS, A NARRATIVA SE DESENROLA COMO UMA INVESTIGAÇÃO POLICIAL EM QUE AS PISTAS SÃO, EM SUA MAIORIA, SÍMBOLOS E ENIGMAS QUE, SE POR UM LADO, NÃO FORNECEM RESPOSTAS IMEDIATAS, POR OUTRO AUMENTAM O LEQUE DE POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO DO LEITOR QUE SE PROPÕE A ASSUMIR O PAPEL DE DETETIVE E SOLUCIONAR O CASO DO FASCISMO. NESTE SENTIDO, A PRESENÇA DE MONSTROS, SEJAM OS DA CULTURA DE MASSA, SEJAM OS DA IMAGINAÇÃO DAS PERSONAGENS, PASSANDO POR CORPOS INADEQUADOS E OBJETIFICADOS, ESTABELECE UM FIO DE SIGNIFICADOS RELATIVOS À DESUMANIZAÇÃO PRATICADA PELO FASCISMO, COM O OBJETIVO DE JUSTIFICAR A SUPRESSÃO DE DIREITOS E VIOLÊNCIA DO ESTADO. COMO DEFINEM JEFFREY COHEN E MARGRIT SHILDRICK, O CORPO MONSTRUOSO É AQUELE QUE SE DIFERENCIA EM SUA PRÓPRIA MATERIALIDADE, APRESENTANDO-SE FORA DOS PADRÕES DE ADEQUAÇÃO E RECONHECIMENTO POR PARTE DOS DEMAIS. RELACIONANDO ESTAS DEFINIÇÕES COM MARK NEOCLEOUS E SUA CARATERIZAÇÃO DO FASCISMO COMO UM DISCURSO DE CRIAÇÃO DE MONSTROS, APRESENTAREMOS COMO ESTES CORPOS DISSONANTES ESTÃO PRESENTES EM BALADA DA PRAIA DOS CÃES E SÃO PARTE DO PROCESSO DE DESUMANIZAÇÃO DO SALAZARISMO DENUNCIADO POR CARDOSO PIRES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.