O USO DO TEXTO LITERÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA – E/LE NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8236 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 321 "inscrito_id" => 917 "titulo" => "O USO DO TEXTO LITERÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA – E/LE NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Este trabalho tem em vista evidenciar, através de uma pesquisa bibliográfica, como o texto literário pode vir a ser uma ferramenta imprescindível no processo de ensino-aprendizagem do espanhol. Tomamos como base teórica autores renomados na área, tais como: franco (2011), Farias-Marques (2009), Antunes(2004), Rio e Leite (2004) e Leffa (1996,1999). Sendo o texto literário um aporte para o ensino de língua estrangeira e parte da cultura de um povo, surgiu o interesse de analisar a importância do uso do texto literário no ensino de língua espanhola para o ensino médio da rede pública de ensino. Este trabalho parte assim da hipótese que a utilização do texto literário no ensino de língua espanhola pode vir a ser o diferencial na assimilação da língua, se for dada a atenção devida ao elaborá-lo e ao ministrá-lo. As aulas baseadas nos textos literários seriam uma maneira de despertar o interesse do aprendiz em relação à língua, além de tornar a aula produtiva e prazerosa tanto para o professor quanto para o aluno. Assim, entra o papel da motivação nas aulas, a fim de que haja sucesso na atividade realizada. Percebemos que, ao trabalhar com os textos literários: musical, jornalístico e poético, os mesmos poderão servir de suporte pedagógico nas práticas de docentes que trabalham com o ensino médio nas escolas públicas, com o componente curricular de Língua espanhola, com intuito de priorizar além do desempenho lingüístico, os efeitos de sentido de um texto. Por fim, Com este estudo, objetivamos mostrar a eficácia do uso do texto literário no ensino de língua espanhola, visando uma melhor prática docente e, consequentemente, um aprendizado mais satisfatório." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Leitura e formação humana: constituindo novas formas de pensar" "palavra_chave" => "LEITURA, LÍNGUA ESPANHOLA, TEXTOS LITERÁRIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_10_17_16_idinscrito_917_700f626e4c0814a8c596aba9c64c750e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDEVANIA LEITE DOS SANTOS MARINHO" "autor_nome_curto" => "GILDVANIA" "autor_email" => "gildevaniasantos@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8236 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 321 "inscrito_id" => 917 "titulo" => "O USO DO TEXTO LITERÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA – E/LE NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Este trabalho tem em vista evidenciar, através de uma pesquisa bibliográfica, como o texto literário pode vir a ser uma ferramenta imprescindível no processo de ensino-aprendizagem do espanhol. Tomamos como base teórica autores renomados na área, tais como: franco (2011), Farias-Marques (2009), Antunes(2004), Rio e Leite (2004) e Leffa (1996,1999). Sendo o texto literário um aporte para o ensino de língua estrangeira e parte da cultura de um povo, surgiu o interesse de analisar a importância do uso do texto literário no ensino de língua espanhola para o ensino médio da rede pública de ensino. Este trabalho parte assim da hipótese que a utilização do texto literário no ensino de língua espanhola pode vir a ser o diferencial na assimilação da língua, se for dada a atenção devida ao elaborá-lo e ao ministrá-lo. As aulas baseadas nos textos literários seriam uma maneira de despertar o interesse do aprendiz em relação à língua, além de tornar a aula produtiva e prazerosa tanto para o professor quanto para o aluno. Assim, entra o papel da motivação nas aulas, a fim de que haja sucesso na atividade realizada. Percebemos que, ao trabalhar com os textos literários: musical, jornalístico e poético, os mesmos poderão servir de suporte pedagógico nas práticas de docentes que trabalham com o ensino médio nas escolas públicas, com o componente curricular de Língua espanhola, com intuito de priorizar além do desempenho lingüístico, os efeitos de sentido de um texto. Por fim, Com este estudo, objetivamos mostrar a eficácia do uso do texto literário no ensino de língua espanhola, visando uma melhor prática docente e, consequentemente, um aprendizado mais satisfatório." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Leitura e formação humana: constituindo novas formas de pensar" "palavra_chave" => "LEITURA, LÍNGUA ESPANHOLA, TEXTOS LITERÁRIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_10_17_16_idinscrito_917_700f626e4c0814a8c596aba9c64c750e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDEVANIA LEITE DOS SANTOS MARINHO" "autor_nome_curto" => "GILDVANIA" "autor_email" => "gildevaniasantos@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }