Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O USO DO TEXTO LITERÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA – E/LE NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: LEITURA, LÍNGUA ESPANHOLA, TEXTOS LITERÁRIOS Comunicação Oral (CO) Leitura e formação humana: constituindo novas formas de pensar
0 of 0
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8236 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 321 "inscrito_id" => 917 "titulo" => "O USO DO TEXTO LITERÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA – E/LE NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Este trabalho tem em vista evidenciar, através de uma pesquisa bibliográfica, como o texto literário pode vir a ser uma ferramenta imprescindível no processo de ensino-aprendizagem do espanhol. Tomamos como base teórica autores renomados na área, tais como: franco (2011), Farias-Marques (2009), Antunes(2004), Rio e Leite (2004) e Leffa (1996,1999). Sendo o texto literário um aporte para o ensino de língua estrangeira e parte da cultura de um povo, surgiu o interesse de analisar a importância do uso do texto literário no ensino de língua espanhola para o ensino médio da rede pública de ensino. Este trabalho parte assim da hipótese que a utilização do texto literário no ensino de língua espanhola pode vir a ser o diferencial na assimilação da língua, se for dada a atenção devida ao elaborá-lo e ao ministrá-lo. As aulas baseadas nos textos literários seriam uma maneira de despertar o interesse do aprendiz em relação à língua, além de tornar a aula produtiva e prazerosa tanto para o professor quanto para o aluno. Assim, entra o papel da motivação nas aulas, a fim de que haja sucesso na atividade realizada. Percebemos que, ao trabalhar com os textos literários: musical, jornalístico e poético, os mesmos poderão servir de suporte pedagógico nas práticas de docentes que trabalham com o ensino médio nas escolas públicas, com o componente curricular de Língua espanhola, com intuito de priorizar além do desempenho lingüístico, os efeitos de sentido de um texto. Por fim, Com este estudo, objetivamos mostrar a eficácia do uso do texto literário no ensino de língua espanhola, visando uma melhor prática docente e, consequentemente, um aprendizado mais satisfatório.Este trabalho tem em vista evidenciar, através de uma pesquisa bibliográfica, como o texto literário pode vir a ser uma ferramenta impresci" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Leitura e formação humana: constituindo novas formas de pensar" "palavra_chave" => "LEITURA, LÍNGUA ESPANHOLA, TEXTOS LITERÁRIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_10_17_16_idinscrito_917_700f626e4c0814a8c596aba9c64c750e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDEVANIA LEITE DOS SANTOS MARINHO" "autor_nome_curto" => "GILDVANIA" "autor_email" => "gildevaniasantos@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8236 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 321 "inscrito_id" => 917 "titulo" => "O USO DO TEXTO LITERÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA – E/LE NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Este trabalho tem em vista evidenciar, através de uma pesquisa bibliográfica, como o texto literário pode vir a ser uma ferramenta imprescindível no processo de ensino-aprendizagem do espanhol. Tomamos como base teórica autores renomados na área, tais como: franco (2011), Farias-Marques (2009), Antunes(2004), Rio e Leite (2004) e Leffa (1996,1999). Sendo o texto literário um aporte para o ensino de língua estrangeira e parte da cultura de um povo, surgiu o interesse de analisar a importância do uso do texto literário no ensino de língua espanhola para o ensino médio da rede pública de ensino. Este trabalho parte assim da hipótese que a utilização do texto literário no ensino de língua espanhola pode vir a ser o diferencial na assimilação da língua, se for dada a atenção devida ao elaborá-lo e ao ministrá-lo. As aulas baseadas nos textos literários seriam uma maneira de despertar o interesse do aprendiz em relação à língua, além de tornar a aula produtiva e prazerosa tanto para o professor quanto para o aluno. Assim, entra o papel da motivação nas aulas, a fim de que haja sucesso na atividade realizada. Percebemos que, ao trabalhar com os textos literários: musical, jornalístico e poético, os mesmos poderão servir de suporte pedagógico nas práticas de docentes que trabalham com o ensino médio nas escolas públicas, com o componente curricular de Língua espanhola, com intuito de priorizar além do desempenho lingüístico, os efeitos de sentido de um texto. Por fim, Com este estudo, objetivamos mostrar a eficácia do uso do texto literário no ensino de língua espanhola, visando uma melhor prática docente e, consequentemente, um aprendizado mais satisfatório.Este trabalho tem em vista evidenciar, através de uma pesquisa bibliográfica, como o texto literário pode vir a ser uma ferramenta impresci" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Leitura e formação humana: constituindo novas formas de pensar" "palavra_chave" => "LEITURA, LÍNGUA ESPANHOLA, TEXTOS LITERÁRIOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_09_2014_10_17_16_idinscrito_917_700f626e4c0814a8c596aba9c64c750e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDEVANIA LEITE DOS SANTOS MARINHO" "autor_nome_curto" => "GILDVANIA" "autor_email" => "gildevaniasantos@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Este trabalho tem em vista evidenciar, através de uma pesquisa bibliográfica, como o texto literário pode vir a ser uma ferramenta imprescindível no processo de ensino-aprendizagem do espanhol. Tomamos como base teórica autores renomados na área, tais como: franco (2011), Farias-Marques (2009), Antunes(2004), Rio e Leite (2004) e Leffa (1996,1999). Sendo o texto literário um aporte para o ensino de língua estrangeira e parte da cultura de um povo, surgiu o interesse de analisar a importância do uso do texto literário no ensino de língua espanhola para o ensino médio da rede pública de ensino. Este trabalho parte assim da hipótese que a utilização do texto literário no ensino de língua espanhola pode vir a ser o diferencial na assimilação da língua, se for dada a atenção devida ao elaborá-lo e ao ministrá-lo. As aulas baseadas nos textos literários seriam uma maneira de despertar o interesse do aprendiz em relação à língua, além de tornar a aula produtiva e prazerosa tanto para o professor quanto para o aluno. Assim, entra o papel da motivação nas aulas, a fim de que haja sucesso na atividade realizada. Percebemos que, ao trabalhar com os textos literários: musical, jornalístico e poético, os mesmos poderão servir de suporte pedagógico nas práticas de docentes que trabalham com o ensino médio nas escolas públicas, com o componente curricular de Língua espanhola, com intuito de priorizar além do desempenho lingüístico, os efeitos de sentido de um texto. Por fim, Com este estudo, objetivamos mostrar a eficácia do uso do texto literário no ensino de língua espanhola, visando uma melhor prática docente e, consequentemente, um aprendizado mais satisfatório.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.