Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PROJETO DESAFIO

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, SALA DE AULA, DIAGNÓSTICO Comunicação Oral (CO) O ensino na alfabetização na perspectiva do Letramento: Socializando experiências
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8222
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 34
    "inscrito_id" => 111
    "titulo" => "O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PROJETO DESAFIO"
    "resumo" => "Este artigo objetiva socializar experiências sobre alguns entraves e as possibilidades de aprendizagens com crianças do Ensino Fundamental I na rede Municipal de ensino de Pau dos Ferros/RN, dando ênfase as ações desenvolvidas no projeto o Desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do ensino fundamental de nove anos, que trabalha a alfabetização considerando a tríade oralidade/leitura/escrita. Assim, socializa práticas de ensino, que no decorrer de quatro anos (duração do projeto), tem facilitado a aprendizagem das crianças atendidas. A metodologia está fundamentada na abordagem qualitativa com pesquisa teórico-bibliográfica baseada nas concepções de alfabetização em sua compreensão ampla. E de campo, com construção dos dados a partir das ações desenvolvidas no projeto desafio, como os diagnósticos aplicados em três momentos do ano letivo, os atendimentos individuais realizados com uma criança, inserida em uma turma que vem sendo acompanhada desde o ano de 2012, além do trabalho realizado no coletivo em sala de aula. Os resultados, ainda parciais, apontam as possibilidades de avanços da aprendizagem na alfabetização da aluna através do trabalho semanal desenvolvido pela bolsista por meio dos atendimentos individuais com atividades diversificadas e desafiadoras, planejadas com vistas ao desenvolvimento da tríade oralidade/leitura/escrita, além do uso das novas tecnologias (Notebook e tablet) o que permite a aprendizagem através da aproximação da criança com o mundo virtual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O ensino na alfabetização na perspectiva do Letramento: Socializando experiências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, SALA DE AULA, DIAGNÓSTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_09_2014_18_04_40_idinscrito_111_56f7fc1ae5e2c50defc5ae348f2c0f99.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELENICE ALVES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELENICE"
    "autor_email" => "elenicealves13@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8222
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 34
    "inscrito_id" => 111
    "titulo" => "O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PROJETO DESAFIO"
    "resumo" => "Este artigo objetiva socializar experiências sobre alguns entraves e as possibilidades de aprendizagens com crianças do Ensino Fundamental I na rede Municipal de ensino de Pau dos Ferros/RN, dando ênfase as ações desenvolvidas no projeto o Desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do ensino fundamental de nove anos, que trabalha a alfabetização considerando a tríade oralidade/leitura/escrita. Assim, socializa práticas de ensino, que no decorrer de quatro anos (duração do projeto), tem facilitado a aprendizagem das crianças atendidas. A metodologia está fundamentada na abordagem qualitativa com pesquisa teórico-bibliográfica baseada nas concepções de alfabetização em sua compreensão ampla. E de campo, com construção dos dados a partir das ações desenvolvidas no projeto desafio, como os diagnósticos aplicados em três momentos do ano letivo, os atendimentos individuais realizados com uma criança, inserida em uma turma que vem sendo acompanhada desde o ano de 2012, além do trabalho realizado no coletivo em sala de aula. Os resultados, ainda parciais, apontam as possibilidades de avanços da aprendizagem na alfabetização da aluna através do trabalho semanal desenvolvido pela bolsista por meio dos atendimentos individuais com atividades diversificadas e desafiadoras, planejadas com vistas ao desenvolvimento da tríade oralidade/leitura/escrita, além do uso das novas tecnologias (Notebook e tablet) o que permite a aprendizagem através da aproximação da criança com o mundo virtual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O ensino na alfabetização na perspectiva do Letramento: Socializando experiências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, SALA DE AULA, DIAGNÓSTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_09_2014_18_04_40_idinscrito_111_56f7fc1ae5e2c50defc5ae348f2c0f99.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELENICE ALVES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELENICE"
    "autor_email" => "elenicealves13@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Este artigo objetiva socializar experiências sobre alguns entraves e as possibilidades de aprendizagens com crianças do Ensino Fundamental I na rede Municipal de ensino de Pau dos Ferros/RN, dando ênfase as ações desenvolvidas no projeto o Desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do ensino fundamental de nove anos, que trabalha a alfabetização considerando a tríade oralidade/leitura/escrita. Assim, socializa práticas de ensino, que no decorrer de quatro anos (duração do projeto), tem facilitado a aprendizagem das crianças atendidas. A metodologia está fundamentada na abordagem qualitativa com pesquisa teórico-bibliográfica baseada nas concepções de alfabetização em sua compreensão ampla. E de campo, com construção dos dados a partir das ações desenvolvidas no projeto desafio, como os diagnósticos aplicados em três momentos do ano letivo, os atendimentos individuais realizados com uma criança, inserida em uma turma que vem sendo acompanhada desde o ano de 2012, além do trabalho realizado no coletivo em sala de aula. Os resultados, ainda parciais, apontam as possibilidades de avanços da aprendizagem na alfabetização da aluna através do trabalho semanal desenvolvido pela bolsista por meio dos atendimentos individuais com atividades diversificadas e desafiadoras, planejadas com vistas ao desenvolvimento da tríade oralidade/leitura/escrita, além do uso das novas tecnologias (Notebook e tablet) o que permite a aprendizagem através da aproximação da criança com o mundo virtual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.