Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O EMPREGO DE RECURSOS DE COESÃO EM TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: COESÃO, TEXTOS, COMPETÊNCIA TEXTUAL Comunicação Oral (CO) O Ensino e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8191
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 98
    "inscrito_id" => 74
    "titulo" => "O EMPREGO DE RECURSOS DE COESÃO EM TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o emprego de recursos de coesão em textos de alunos concluintes do ensino médio, focalizando os principais mecanismos de coesão textual mobilizados pelos alunos, pautando-se na análise de instrumentos articuladores que possibilitem um melhor desenvolvimento textual e lexical, evitando o uso de repetições, ambiguidade, redundância, entre outros.  Como aporte teórico nos fundamentamos, especialmente, na definição de texto e de competência textual apresentados por Rabaiolli (2004), bem como nos estudos de Koch (1990) sobre os elementos de coesão e coerência textual. A partir de uma análise qualitativa, de caráter descritivo-interpretativo, verificamos que os alunos não se sentem aptos a empregar os mecanismos de coesão gramatical em seus textos, e, de forma sintética, apresentamos considerações de como auxiliar esses alunos na hora de escrever textos, permitindo-lhes a produção de redações coerentes e coesas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O Ensino e  a Aprendizagem da Leitura e da Escrita"
    "palavra_chave" => "COESÃO, TEXTOS, COMPETÊNCIA TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_09_2014_10_41_11_idinscrito_74_cee0384d2124de8e8f40cde69972b744.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA CARULINE PEREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "debinha.caroline723@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8191
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 98
    "inscrito_id" => 74
    "titulo" => "O EMPREGO DE RECURSOS DE COESÃO EM TEXTOS DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o emprego de recursos de coesão em textos de alunos concluintes do ensino médio, focalizando os principais mecanismos de coesão textual mobilizados pelos alunos, pautando-se na análise de instrumentos articuladores que possibilitem um melhor desenvolvimento textual e lexical, evitando o uso de repetições, ambiguidade, redundância, entre outros.  Como aporte teórico nos fundamentamos, especialmente, na definição de texto e de competência textual apresentados por Rabaiolli (2004), bem como nos estudos de Koch (1990) sobre os elementos de coesão e coerência textual. A partir de uma análise qualitativa, de caráter descritivo-interpretativo, verificamos que os alunos não se sentem aptos a empregar os mecanismos de coesão gramatical em seus textos, e, de forma sintética, apresentamos considerações de como auxiliar esses alunos na hora de escrever textos, permitindo-lhes a produção de redações coerentes e coesas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O Ensino e  a Aprendizagem da Leitura e da Escrita"
    "palavra_chave" => "COESÃO, TEXTOS, COMPETÊNCIA TEXTUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_09_2014_10_41_11_idinscrito_74_cee0384d2124de8e8f40cde69972b744.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA CARULINE PEREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "debinha.caroline723@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o emprego de recursos de coesão em textos de alunos concluintes do ensino médio, focalizando os principais mecanismos de coesão textual mobilizados pelos alunos, pautando-se na análise de instrumentos articuladores que possibilitem um melhor desenvolvimento textual e lexical, evitando o uso de repetições, ambiguidade, redundância, entre outros. Como aporte teórico nos fundamentamos, especialmente, na definição de texto e de competência textual apresentados por Rabaiolli (2004), bem como nos estudos de Koch (1990) sobre os elementos de coesão e coerência textual. A partir de uma análise qualitativa, de caráter descritivo-interpretativo, verificamos que os alunos não se sentem aptos a empregar os mecanismos de coesão gramatical em seus textos, e, de forma sintética, apresentamos considerações de como auxiliar esses alunos na hora de escrever textos, permitindo-lhes a produção de redações coerentes e coesas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.