FACE EM DEBATE: CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS E OPINIÕES POR MEIO DO FACEBOOK
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8162 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 809 "titulo" => "FACE EM DEBATE: CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS E OPINIÕES POR MEIO DO FACEBOOK" "resumo" => "O presente artigo visa demonstrar a utilização de tecnologias digitais, através da rede social Facebook, como ferramenta pedagógica em aulas de Língua Portuguesa, no intuito de desenvolver argumentos e opiniões gerenciando multiletramentos, bem como o letramento digital. Para isso, tomamos por base pressupostos teóricos acerca da necessidade de ressignificação das práticas de leitura e escrita a partir dos posicionamentos de Oliveira (2011); dos níveis de letramento e dos multiletramentos com Rojo (2009, 2012); sobre multimodalidade e hipertexto com Brito e Sampaio (2013) e Dionísio (2006); a respeito do letramento digital com Ribeiro (2012), dentre outros autores que respaldam conceitos e considerações pertinentes na área em questão. A fim de alcançar nossos objetivos, proporcionamos aulas de língua portuguesa no 9o ano do Ensino Fundamental, utilizando o Facebook como ferramenta pedagógica para gerenciar argumentação e construção de pontos de vistas a respeito de uma temática, democraticamente, escolhida pelos educandos. Com isso, podemos comprovar a importância das tecnologias digitais como motivadoras dos processos de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, de modo a contribuir para a evolução dos níveis de letramentos e multiletramentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O Ensino e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, FACEBOOK, LEITURA E ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_22_23_24_idinscrito_809_7f1f030e0c02b51ef6c331f38110f1f6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIARA LIMEIRA DE AQUINO" "autor_nome_curto" => "JACIARA AQUINO" "autor_email" => "jaciaralimeira@gmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8162 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 809 "titulo" => "FACE EM DEBATE: CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS E OPINIÕES POR MEIO DO FACEBOOK" "resumo" => "O presente artigo visa demonstrar a utilização de tecnologias digitais, através da rede social Facebook, como ferramenta pedagógica em aulas de Língua Portuguesa, no intuito de desenvolver argumentos e opiniões gerenciando multiletramentos, bem como o letramento digital. Para isso, tomamos por base pressupostos teóricos acerca da necessidade de ressignificação das práticas de leitura e escrita a partir dos posicionamentos de Oliveira (2011); dos níveis de letramento e dos multiletramentos com Rojo (2009, 2012); sobre multimodalidade e hipertexto com Brito e Sampaio (2013) e Dionísio (2006); a respeito do letramento digital com Ribeiro (2012), dentre outros autores que respaldam conceitos e considerações pertinentes na área em questão. A fim de alcançar nossos objetivos, proporcionamos aulas de língua portuguesa no 9o ano do Ensino Fundamental, utilizando o Facebook como ferramenta pedagógica para gerenciar argumentação e construção de pontos de vistas a respeito de uma temática, democraticamente, escolhida pelos educandos. Com isso, podemos comprovar a importância das tecnologias digitais como motivadoras dos processos de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, de modo a contribuir para a evolução dos níveis de letramentos e multiletramentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O Ensino e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, FACEBOOK, LEITURA E ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_09_2014_22_23_24_idinscrito_809_7f1f030e0c02b51ef6c331f38110f1f6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIARA LIMEIRA DE AQUINO" "autor_nome_curto" => "JACIARA AQUINO" "autor_email" => "jaciaralimeira@gmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }