DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA A IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8134 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 361 "inscrito_id" => 625 "titulo" => "DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA A IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO" "resumo" => "Inseridos num contexto globalizado e na sociedade pós-moderna, onde as relações se tornam complexas e diversas, em que o paradigma urbanocêntrico influencia o pensamento dos sujeitos, construindo o conceito de que o urbano é o melhor lugar para se viver, sobrepondo a ideia de que o rural é considerado atraso para o desenvolvimento de um país. Assim, este trabalho traz uma proposta que busca quebrar paradigmas, dentre eles, aquele em que o urbano é o centro de tudo, a discussão acerca da Educação do Campo, onde a consideramos como uma concepção de educação que se encontra em construção e transformação, que teve sua origem nos assentamentos rurais do Movimento dos Sem Terra, que foram desafiados a pensar uma educação dos sujeitos do campo e não para eles. Desse modo, nos propomos a analisar como estão sendo implementadas as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo na Escola Municipal Cícero Rodrigues, da comunidade do Juazeiro, em Marcelino Vieira/RN. Essa pesquisa foi uma proposta da disciplina Pesquisa Educacional, do quarto período do curso de Pedagogia da UFRN na modalidade à distância, encontra-se em andamento, se constitui como qualitativa, faremos o uso da entrevista semiestruturada e da análise documental, nosso referencial teórico terá aporte em autores como: Arroyo (2010), Caldart (2008), Fernandes (2006), Pereira (2009), entre outros. As nossas considerações finais, se traduzem em apenas apontamentos iniciais, uma vez que esta pesquisa não foi concluída." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação do campo e agricultura familiar" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, DIRETRIZES, ESCOLA DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_08_22_23_idinscrito_625_5a34aab1a7b17b6672dd2fa9e783c48b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO" "autor_email" => "marycpo4@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8134 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 361 "inscrito_id" => 625 "titulo" => "DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA A IMPLEMENTAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO" "resumo" => "Inseridos num contexto globalizado e na sociedade pós-moderna, onde as relações se tornam complexas e diversas, em que o paradigma urbanocêntrico influencia o pensamento dos sujeitos, construindo o conceito de que o urbano é o melhor lugar para se viver, sobrepondo a ideia de que o rural é considerado atraso para o desenvolvimento de um país. Assim, este trabalho traz uma proposta que busca quebrar paradigmas, dentre eles, aquele em que o urbano é o centro de tudo, a discussão acerca da Educação do Campo, onde a consideramos como uma concepção de educação que se encontra em construção e transformação, que teve sua origem nos assentamentos rurais do Movimento dos Sem Terra, que foram desafiados a pensar uma educação dos sujeitos do campo e não para eles. Desse modo, nos propomos a analisar como estão sendo implementadas as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo na Escola Municipal Cícero Rodrigues, da comunidade do Juazeiro, em Marcelino Vieira/RN. Essa pesquisa foi uma proposta da disciplina Pesquisa Educacional, do quarto período do curso de Pedagogia da UFRN na modalidade à distância, encontra-se em andamento, se constitui como qualitativa, faremos o uso da entrevista semiestruturada e da análise documental, nosso referencial teórico terá aporte em autores como: Arroyo (2010), Caldart (2008), Fernandes (2006), Pereira (2009), entre outros. As nossas considerações finais, se traduzem em apenas apontamentos iniciais, uma vez que esta pesquisa não foi concluída." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação do campo e agricultura familiar" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, DIRETRIZES, ESCOLA DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_08_22_23_idinscrito_625_5a34aab1a7b17b6672dd2fa9e783c48b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO" "autor_email" => "marycpo4@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }