O PRESENTE TRABALHO TEM SUA ORIGEM NAS PESQUISAS REALIZADAS NO ÂMBITO DO LEPEDI – LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO E SEU OBJETIVO CENTRAL É CONTRIBUIR COM O DEBATE EM TORNO DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, ANALISANDO OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DESSA POPULAÇÃO DUPLAMENTE MARGINALIZADA. ESTA PRODUÇÃO FOI PAUTADA EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CONSIDERANDO ARTIGOS E PUBLICAÇÕES DE REFERÊNCIA NA TEMÁTICA E A REALIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DISPONIBILIZADO PARA GRUPOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA INTERNET. A METODOLOGIA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO UTILIZOU, TAMBÉM, O DIÁLOGO COM REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE ABORDAM QUESTÕES RELACIONADAS À INCLUSÃO DE GRUPOS HISTORICAMENTE MARGINALIZADOS, SEJA PELA QUESTÃO DE DEFICIÊNCIAS, SEJA POR SUA IDENTIDADE DE GÊNERO OU ORIENTAÇÃO SEXUAL. TRAZEMOS, PORTANTO, CONTRIBUIÇÕES RELEVANTES AO DEBATE DA ESTRUTURA CONSERVADORA QUE PAIRA SOBRE A SOCIEDADE QUE, MESMO CONTEMPORANEAMENTE, AINDA SEGREGA INDIVÍDUOS POR SUAS CARACTERÍSTICAS E POSIÇÕES SOCIAIS, OU AQUILO QUE O PODER HEGEMÔNICO ENTENDE COMO DIFERENTE DO PADRÃO. ENTENDENDO A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO COMO CATEGORIAS DE ANÁLISE DISTINTAS, A PROPOSTA DESSE ARTIGO É TRAZER UMA REFLEXÃO EM TORNO DA INTERSECCIONALIDADE ENTENDIDA NOS GRUPOS QUE TRAZEM ESSAS QUESTÕES EM SI, NÃO SE PRETENDENDO ESGOTAR O DEBATE, MAS AO CONTRÁRIO, A IDEIA CENTRAL SEGUE SENDO O FOMENTO DA DISCUSSÃO ACERCA DO TEMA.