Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

QUESTÕES DE GÊNERO E TERAPIA OCUPACIONAL: UM OLHAR PARA O ENSINO DE GRADUAÇÃO NO BRASIL

Palavra-chaves: TERAPIA OCUPACIONAL, GÊNERO, ENSINO SUPERIOR, GRADUAÇÃO, SEXUALIDADE Comunicação Oral (CO) ST 07: As Questões Entre Raça E Gênero No Contexto De Formação Curricular Brasileira.
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79268
    "edicao_id" => 185
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 422
    "titulo" => "QUESTÕES DE GÊNERO E TERAPIA OCUPACIONAL: UM OLHAR PARA O ENSINO DE GRADUAÇÃO NO BRASIL"
    "resumo" => "O TRABALHO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR COMO AS QUESTÕES DE GÊNERO SÃO ABORDADAS NOS CURRÍCULOS DAS GRADUAÇÕES DE TERAPIA OCUPACIONAL (TO) NO BRASIL. O TEMA JUSTIFICA-SE, À MEDIDA QUE AS DESIGUALDADES DE GÊNERO SÃO UM DOS FATORES QUE COLABORAM PARA AS INIQUIDADES NAS RELAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS, CULTURAIS, DIFICULTANDO O ACESSO A DIREITOS CONQUISTADOS E INTERFERE NO MODO DE SE ENVOLVER EM OCUPAÇÕES. TÃO LOGO, AS QUESTÕES DE GÊNERO PERPASSAM OS CURRÍCULOS, UMA VEZ QUE A EDUCAÇÃO FAZ PARTE DE UMA IMBRICADA REDE SOCIAL QUE PODE TANTO TRANSFORMAR, COMO MANTER UMA DADA REALIDADE. NESSA PERSPECTIVA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA ATRAVÉS DE MÉTODO QUALI-QUANTITATIVO, ENTRE ABRIL DE 2020 E MAIO DE 2021. BUSCOU-SE POR DOCUMENTOS DE DOMÍNIO PÚBLICO, RELACIONADOS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM SITES DE 36 INSTITUIÇÕES QUE OFERTAM A GRADUAÇÃO DE TO NO PAÍS. AO TRATAR OS DADOS, UTILIZOU-SE ESTATÍSTICA SIMPLES, ANÁLISE DOCUMENTAL E ANÁLISE DE CONTEÚDO. ATUALMENTE ANALISAM-SE TRÊS CATEGORIAS: I) AÇÕES DO TRIPÉ ACADÊMICO; II) PERFIL DO EGRESSO; III) PERSPECTIVA HISTÓRICA E  FILOSÓFICA DO CURSO. A PARTIR DOS DADOS PARCIAIS, OBSERVA-SE QUE O TEMA AINDA É TRATADO COM TIMIDEZ NOS DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE A FORMAÇÃO EM TO NO BRASIL. TODAVIA, AÇÕES DE PESQUISA E EXTENSÃO TÊM SIDO IDENTIFICADAS COMO O MEIO MAIS UTILIZADO PARA TRATAR DO TEMA, E A PARTIR DE 2019 MUDANÇAS SÃO OBSERVADAS COM A REVISÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA REORIENTAR A GRADUAÇÃO, PAUTANDO OS DIREITOS SOCIAIS E HUMANOS DE MINORIAS DE GÊNERO E SEXUAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 07: As Questões Entre Raça E Gênero No Contexto De Formação Curricular Brasileira."
    "palavra_chave" => "TERAPIA OCUPACIONAL, GÊNERO, ENSINO SUPERIOR, GRADUAÇÃO, SEXUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_17122021193704.pdf"
    "created_at" => "2021-12-20 08:50:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISRAEL RIBEIRO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ISRAEL"
    "autor_email" => "ludusribeiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79268
    "edicao_id" => 185
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 422
    "titulo" => "QUESTÕES DE GÊNERO E TERAPIA OCUPACIONAL: UM OLHAR PARA O ENSINO DE GRADUAÇÃO NO BRASIL"
    "resumo" => "O TRABALHO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR COMO AS QUESTÕES DE GÊNERO SÃO ABORDADAS NOS CURRÍCULOS DAS GRADUAÇÕES DE TERAPIA OCUPACIONAL (TO) NO BRASIL. O TEMA JUSTIFICA-SE, À MEDIDA QUE AS DESIGUALDADES DE GÊNERO SÃO UM DOS FATORES QUE COLABORAM PARA AS INIQUIDADES NAS RELAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS, CULTURAIS, DIFICULTANDO O ACESSO A DIREITOS CONQUISTADOS E INTERFERE NO MODO DE SE ENVOLVER EM OCUPAÇÕES. TÃO LOGO, AS QUESTÕES DE GÊNERO PERPASSAM OS CURRÍCULOS, UMA VEZ QUE A EDUCAÇÃO FAZ PARTE DE UMA IMBRICADA REDE SOCIAL QUE PODE TANTO TRANSFORMAR, COMO MANTER UMA DADA REALIDADE. NESSA PERSPECTIVA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA ATRAVÉS DE MÉTODO QUALI-QUANTITATIVO, ENTRE ABRIL DE 2020 E MAIO DE 2021. BUSCOU-SE POR DOCUMENTOS DE DOMÍNIO PÚBLICO, RELACIONADOS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM SITES DE 36 INSTITUIÇÕES QUE OFERTAM A GRADUAÇÃO DE TO NO PAÍS. AO TRATAR OS DADOS, UTILIZOU-SE ESTATÍSTICA SIMPLES, ANÁLISE DOCUMENTAL E ANÁLISE DE CONTEÚDO. ATUALMENTE ANALISAM-SE TRÊS CATEGORIAS: I) AÇÕES DO TRIPÉ ACADÊMICO; II) PERFIL DO EGRESSO; III) PERSPECTIVA HISTÓRICA E  FILOSÓFICA DO CURSO. A PARTIR DOS DADOS PARCIAIS, OBSERVA-SE QUE O TEMA AINDA É TRATADO COM TIMIDEZ NOS DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE A FORMAÇÃO EM TO NO BRASIL. TODAVIA, AÇÕES DE PESQUISA E EXTENSÃO TÊM SIDO IDENTIFICADAS COMO O MEIO MAIS UTILIZADO PARA TRATAR DO TEMA, E A PARTIR DE 2019 MUDANÇAS SÃO OBSERVADAS COM A REVISÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA REORIENTAR A GRADUAÇÃO, PAUTANDO OS DIREITOS SOCIAIS E HUMANOS DE MINORIAS DE GÊNERO E SEXUAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 07: As Questões Entre Raça E Gênero No Contexto De Formação Curricular Brasileira."
    "palavra_chave" => "TERAPIA OCUPACIONAL, GÊNERO, ENSINO SUPERIOR, GRADUAÇÃO, SEXUALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_17122021193704.pdf"
    "created_at" => "2021-12-20 08:50:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISRAEL RIBEIRO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ISRAEL"
    "autor_email" => "ludusribeiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

O TRABALHO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR COMO AS QUESTÕES DE GÊNERO SÃO ABORDADAS NOS CURRÍCULOS DAS GRADUAÇÕES DE TERAPIA OCUPACIONAL (TO) NO BRASIL. O TEMA JUSTIFICA-SE, À MEDIDA QUE AS DESIGUALDADES DE GÊNERO SÃO UM DOS FATORES QUE COLABORAM PARA AS INIQUIDADES NAS RELAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS, CULTURAIS, DIFICULTANDO O ACESSO A DIREITOS CONQUISTADOS E INTERFERE NO MODO DE SE ENVOLVER EM OCUPAÇÕES. TÃO LOGO, AS QUESTÕES DE GÊNERO PERPASSAM OS CURRÍCULOS, UMA VEZ QUE A EDUCAÇÃO FAZ PARTE DE UMA IMBRICADA REDE SOCIAL QUE PODE TANTO TRANSFORMAR, COMO MANTER UMA DADA REALIDADE. NESSA PERSPECTIVA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA ATRAVÉS DE MÉTODO QUALI-QUANTITATIVO, ENTRE ABRIL DE 2020 E MAIO DE 2021. BUSCOU-SE POR DOCUMENTOS DE DOMÍNIO PÚBLICO, RELACIONADOS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM SITES DE 36 INSTITUIÇÕES QUE OFERTAM A GRADUAÇÃO DE TO NO PAÍS. AO TRATAR OS DADOS, UTILIZOU-SE ESTATÍSTICA SIMPLES, ANÁLISE DOCUMENTAL E ANÁLISE DE CONTEÚDO. ATUALMENTE ANALISAM-SE TRÊS CATEGORIAS: I) AÇÕES DO TRIPÉ ACADÊMICO; II) PERFIL DO EGRESSO; III) PERSPECTIVA HISTÓRICA E FILOSÓFICA DO CURSO. A PARTIR DOS DADOS PARCIAIS, OBSERVA-SE QUE O TEMA AINDA É TRATADO COM TIMIDEZ NOS DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE A FORMAÇÃO EM TO NO BRASIL. TODAVIA, AÇÕES DE PESQUISA E EXTENSÃO TÊM SIDO IDENTIFICADAS COMO O MEIO MAIS UTILIZADO PARA TRATAR DO TEMA, E A PARTIR DE 2019 MUDANÇAS SÃO OBSERVADAS COM A REVISÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA REORIENTAR A GRADUAÇÃO, PAUTANDO OS DIREITOS SOCIAIS E HUMANOS DE MINORIAS DE GÊNERO E SEXUAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.