Artigo Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

O USO DO PODCAST PARA POTENCIALIZAR E RESSIGNIFICAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, SALA DE AULA INVERTIDA, PODCAST, , Comunicação Oral (CO) ST 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA
"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75853
    "edicao_id" => 177
    "trabalho_id" => 172
    "inscrito_id" => 604
    "titulo" => "O USO DO PODCAST PARA POTENCIALIZAR E RESSIGNIFICAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA"
    "resumo" => "O PRESENTE ENSAIO TEM POR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E ASSOCIADAS AS METODOLOGIAS ATIVAS. SOBRETUDO QUANDO SOMADAS A ESTRATÉGIAS ARROJADAS E LIBERTADORAS. ESTAMOS DIANTE DE UMA INFINIDADE DE CAMINHOS E UMA DAS MAIS DIFÍCEIS TAREFAS PARA O PROFESSOR É JUSTAMENTE DEFINIR QUAIS AS MELHORES ALTERNATIVAS, AS QUE MELHOR ATENDEM AS DEMANDAS QUE SE APRESENTAM. É NESSE CENÁRIO DE EXPERIMENTAÇÕES E BUSCA DE FERRAMENTAS E ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA AJUDAR A SUPRIR A NECESSIDADE DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A ORALIDADE E COM BASE OS ESTUDOS DE MORAN (2015), BACICH (2015), COSCARELLI (2020) E AUSUBEL (2003), QUE PROPOMOS O USO DO PODCAST ASSOCIADO COM A METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA. NESSA METODOLOGIA ATIVA, OS ALUNOS ACESSAM ANTECIPADAMENTE OS CONTEÚDOS E SE ENCONTRAM DE FORMA PRESENCIAL OU EM AULAS SÍNCRONAS PARA TROCAR EXPERIÊNCIAS, ESCLARECER AS DÚVIDAS E RECEBER ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR. ESSA ABORDAGEM FAVORECE UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, UMA VEZ QUE APROXIMA ESSE PROCESSO DA REALIDADE DOS ALUNOS E PERMITE AJUSTES DE PERCURSO COM BASE NAS OBSERVAÇÕES QUE O PROFESSOR PODE FAZER. O PODCAST POSSUI UM POTENCIAL CONSIDERÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DE ORALIDADE E COMPREENSÃO, PROMOVE A DISCUSSÃO, O TRABALHO COLABORATIVO E A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO POR PARTE DOS ALUNOS. ESTA PROPOSTA TEM COMO UM DE SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS LEVAR O ESTUDANTE A INTERAGIR COM SITUAÇÕES DE FALA E ESCUTA NO IDIOMA, A FIM DE APRIMORAR SUAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO ASPECTO ORAL. ASSIM O PROFESSOR PODE DEFINIR ANTECIPADAMENTE QUAIS CONTEÚDOS VAI USAR OU APENAS INDICAR UM TEMA E DEIXAR QUE OS ALUNOS PESQUISAREM PELOS CONTEÚDOS QUE ACHAREM MAIS INTERESSANTES, PROMOVENDO DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM, POR DESCOBERTA, POR APROXIMAÇÃO, ENTRE OUTRAS. AS POSSIBILIDADES SÃO MUITAS, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE UM BOM PLANEJAMENTO. É NESSA ETAPA QUE O PROFESSOR DEFINE OS OBJETIVOS QUE QUER ALCANÇAR E PARA ISSO PRECISA PENSAR NOS DETALHES. AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, ATÉ O PRODUTO ALMEJADO, PODE-SE CONSTATAR A EFICÁCIA DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS. TAMBÉM, PERCEBEU-SE QUE OS MÉTODOS DA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA, IMBRICADAS NESTE DESENVOLVIMENTO, FORAM EFICAZES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, SALA DE AULA INVERTIDA, PODCAST, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA102_ID604_29072021231809.pdf"
    "created_at" => "2021-10-08 17:46:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO DO ESPIRITO SANTO MOURA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO DO ESPIRITO SANTO MOU"
    "autor_email" => "fernando.souza@ilc.ufpa.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA"
    "edicao_evento" => """
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA
      """
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75853
    "edicao_id" => 177
    "trabalho_id" => 172
    "inscrito_id" => 604
    "titulo" => "O USO DO PODCAST PARA POTENCIALIZAR E RESSIGNIFICAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA"
    "resumo" => "O PRESENTE ENSAIO TEM POR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E ASSOCIADAS AS METODOLOGIAS ATIVAS. SOBRETUDO QUANDO SOMADAS A ESTRATÉGIAS ARROJADAS E LIBERTADORAS. ESTAMOS DIANTE DE UMA INFINIDADE DE CAMINHOS E UMA DAS MAIS DIFÍCEIS TAREFAS PARA O PROFESSOR É JUSTAMENTE DEFINIR QUAIS AS MELHORES ALTERNATIVAS, AS QUE MELHOR ATENDEM AS DEMANDAS QUE SE APRESENTAM. É NESSE CENÁRIO DE EXPERIMENTAÇÕES E BUSCA DE FERRAMENTAS E ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA AJUDAR A SUPRIR A NECESSIDADE DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A ORALIDADE E COM BASE OS ESTUDOS DE MORAN (2015), BACICH (2015), COSCARELLI (2020) E AUSUBEL (2003), QUE PROPOMOS O USO DO PODCAST ASSOCIADO COM A METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA. NESSA METODOLOGIA ATIVA, OS ALUNOS ACESSAM ANTECIPADAMENTE OS CONTEÚDOS E SE ENCONTRAM DE FORMA PRESENCIAL OU EM AULAS SÍNCRONAS PARA TROCAR EXPERIÊNCIAS, ESCLARECER AS DÚVIDAS E RECEBER ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR. ESSA ABORDAGEM FAVORECE UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, UMA VEZ QUE APROXIMA ESSE PROCESSO DA REALIDADE DOS ALUNOS E PERMITE AJUSTES DE PERCURSO COM BASE NAS OBSERVAÇÕES QUE O PROFESSOR PODE FAZER. O PODCAST POSSUI UM POTENCIAL CONSIDERÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DE ORALIDADE E COMPREENSÃO, PROMOVE A DISCUSSÃO, O TRABALHO COLABORATIVO E A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO POR PARTE DOS ALUNOS. ESTA PROPOSTA TEM COMO UM DE SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS LEVAR O ESTUDANTE A INTERAGIR COM SITUAÇÕES DE FALA E ESCUTA NO IDIOMA, A FIM DE APRIMORAR SUAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO ASPECTO ORAL. ASSIM O PROFESSOR PODE DEFINIR ANTECIPADAMENTE QUAIS CONTEÚDOS VAI USAR OU APENAS INDICAR UM TEMA E DEIXAR QUE OS ALUNOS PESQUISAREM PELOS CONTEÚDOS QUE ACHAREM MAIS INTERESSANTES, PROMOVENDO DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM, POR DESCOBERTA, POR APROXIMAÇÃO, ENTRE OUTRAS. AS POSSIBILIDADES SÃO MUITAS, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE UM BOM PLANEJAMENTO. É NESSA ETAPA QUE O PROFESSOR DEFINE OS OBJETIVOS QUE QUER ALCANÇAR E PARA ISSO PRECISA PENSAR NOS DETALHES. AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, ATÉ O PRODUTO ALMEJADO, PODE-SE CONSTATAR A EFICÁCIA DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS. TAMBÉM, PERCEBEU-SE QUE OS MÉTODOS DA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA, IMBRICADAS NESTE DESENVOLVIMENTO, FORAM EFICAZES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 02: LA ENSEÑANZA DE LENGUA, LITERATURA Y CULTURA EM LA EDUCACIÓN BÁSICA"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, SALA DE AULA INVERTIDA, PODCAST, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA102_ID604_29072021231809.pdf"
    "created_at" => "2021-10-08 17:46:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO DO ESPIRITO SANTO MOURA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO DO ESPIRITO SANTO MOU"
    "autor_email" => "fernando.souza@ilc.ufpa.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA"
    "edicao_evento" => """
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA
      """
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de setembro de 2021

Resumo

O PRESENTE ENSAIO TEM POR OBJETIVO REFLETIR ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E ASSOCIADAS AS METODOLOGIAS ATIVAS. SOBRETUDO QUANDO SOMADAS A ESTRATÉGIAS ARROJADAS E LIBERTADORAS. ESTAMOS DIANTE DE UMA INFINIDADE DE CAMINHOS E UMA DAS MAIS DIFÍCEIS TAREFAS PARA O PROFESSOR É JUSTAMENTE DEFINIR QUAIS AS MELHORES ALTERNATIVAS, AS QUE MELHOR ATENDEM AS DEMANDAS QUE SE APRESENTAM. É NESSE CENÁRIO DE EXPERIMENTAÇÕES E BUSCA DE FERRAMENTAS E ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA AJUDAR A SUPRIR A NECESSIDADE DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A ORALIDADE E COM BASE OS ESTUDOS DE MORAN (2015), BACICH (2015), COSCARELLI (2020) E AUSUBEL (2003), QUE PROPOMOS O USO DO PODCAST ASSOCIADO COM A METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA. NESSA METODOLOGIA ATIVA, OS ALUNOS ACESSAM ANTECIPADAMENTE OS CONTEÚDOS E SE ENCONTRAM DE FORMA PRESENCIAL OU EM AULAS SÍNCRONAS PARA TROCAR EXPERIÊNCIAS, ESCLARECER AS DÚVIDAS E RECEBER ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR. ESSA ABORDAGEM FAVORECE UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, UMA VEZ QUE APROXIMA ESSE PROCESSO DA REALIDADE DOS ALUNOS E PERMITE AJUSTES DE PERCURSO COM BASE NAS OBSERVAÇÕES QUE O PROFESSOR PODE FAZER. O PODCAST POSSUI UM POTENCIAL CONSIDERÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DE ORALIDADE E COMPREENSÃO, PROMOVE A DISCUSSÃO, O TRABALHO COLABORATIVO E A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO POR PARTE DOS ALUNOS. ESTA PROPOSTA TEM COMO UM DE SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS LEVAR O ESTUDANTE A INTERAGIR COM SITUAÇÕES DE FALA E ESCUTA NO IDIOMA, A FIM DE APRIMORAR SUAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO ASPECTO ORAL. ASSIM O PROFESSOR PODE DEFINIR ANTECIPADAMENTE QUAIS CONTEÚDOS VAI USAR OU APENAS INDICAR UM TEMA E DEIXAR QUE OS ALUNOS PESQUISAREM PELOS CONTEÚDOS QUE ACHAREM MAIS INTERESSANTES, PROMOVENDO DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM, POR DESCOBERTA, POR APROXIMAÇÃO, ENTRE OUTRAS. AS POSSIBILIDADES SÃO MUITAS, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE UM BOM PLANEJAMENTO. É NESSA ETAPA QUE O PROFESSOR DEFINE OS OBJETIVOS QUE QUER ALCANÇAR E PARA ISSO PRECISA PENSAR NOS DETALHES. AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, ATÉ O PRODUTO ALMEJADO, PODE-SE CONSTATAR A EFICÁCIA DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS. TAMBÉM, PERCEBEU-SE QUE OS MÉTODOS DA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA, IMBRICADAS NESTE DESENVOLVIMENTO, FORAM EFICAZES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.