Artigo Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

A COESÃO COGNITIVA NO TEXTO: UM ESTUDO DOS MECANISMOS DE COESÃO EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: COGNIÇÃO., TEXTUALIDADE., COESÃO., COMPETÊNCIA ESCRITA., COMPETÊNCIA LEITORA. Comunicação Oral (CO) ST 04: A CONFLUÊNCIA DE PRINCÍPIOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS COM VISTAS A ORIENTAÇÃO PARA COMPREENSÃO LEITORA
"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75836
    "edicao_id" => 177
    "trabalho_id" => 104
    "inscrito_id" => 482
    "titulo" => "A COESÃO COGNITIVA NO TEXTO: UM ESTUDO DOS MECANISMOS DE COESÃO EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O CUMPRIMENTO DA COMPET?NCIA ESCRITA NA REDA??O ENEM ? ESTABELECIDO COMO SENDO UM FATOR BASILAR PARA A APROVA??O E CONSEQUENTE INGRESSO DO ALUNO DA REDE B?SICA NO ENSINO SUPERIOR. DADA A SUA IMPORT?NCIA E EM RAZ?O DE NOTAR QUE OS MECANISMOS DE COES?O S?O MOVIMENTOS NECESS?RIOS PARA A ELABORA??O DE UM TEXTO CONSIDERADO PROFICIENTE, ESTE ESTUDO TEM EM VISTA A AN?LISE TEXTUAL-DISCURSIVA DE PRODU??ES DE ALUNOS DA TERCEIRA S?RIE DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA DA REDE P?BLICA DE TERESINA-PI, PARA VERIFICAR QUE TIPOS DE ESTRAT?GIAS COESIVAS S?O COMUMENTE EMPREGADAS E COMO ESSAS ESTRAT?GIAS REVELAM A PERCEP??O LEITORA DO INDIV?DUO EM RELA??O ?S TEM?TICAS DEFINIDAS PELO CERTAME. TRATA-SE, PORTANTO, DE UM ESTUDO QUALITATIVO-DESCRITIVO, O QUAL PROCURA ENTENDER E INTERPRETAR FEN?MENOS SOCIAIS INSERIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR, TAL COMO DESCRITO POR BORTONI-RICARDO, 2008. NESSE SENTIDO, ? V?LIDO SITUAR A AN?LISE DESTE TRABALHO NA BUSCA PELA COMPREENS?O DE QUE O TEXTO ? UM ESPA?O DE IMPRESS?ES (ADVINDAS DE UMA PERSPECTIVA DIAL?GICA) MOTIVADAS POR A??ES EXTERNAS, ISTO ?, QUE SE FAZEM VALER, SOBREMANEIRA, DE MOVIMENTOS SOCIAIS. EM SE TRATANDO DO EXAME NACIONAL, DE ACORDO COM A CARTILHA DE ORIENTA??O AO ALUNO, O CONTE?DO PARA A DISSERTA??O SITUA-SE EM UM CAMPO PROBLEM?TICO/EMBLEM?TICO E ATUAL/CONTEMPOR?NEO. DESTACA-SE, AINDA, QUE ESTE TRABALHO EST? CIRCUNSCRITO AOS ESTUDOS DA LINGU?STICA TEXTUAL (LT) E LEITURA. RESPALDA-SE, ASSIM, EM DELL?ISOLA, 2001, (PARA O AFLORAR DAS DISCUSS?ES SOBRE LEITURA E SEUS N?VEIS, A FIM DE QUE SE ENTENDA QUE A PRODU??O ESCRITA ? RESULTADO DE UMA PERCEP??O DE MUNDO ALIADA AO OPERACIONAR DAS INFER?NCIAS E SUA EXPERI?NCIA EXTRATEXTUAL); KOCH, 2002 (APORTE NECESS?RIO PARA O ENTENDIMENTO DA COES?O COMO ESTRAT?GIA COGNITIVA E ANTECEDENTE ? MATERIALIZA??O); MARCUSCHI, 2008 (COM ?NFASE EM TEXTUALIDADE E O ESTUDO DA COES?O TEXTUAL COMO MECANISMO DE LIGA??O) E OUTROS AUTORES. GROSSO MODO, OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIAM QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS CONSEGUEM APRESENTAR DOM?NIO DAS REFLEX?ES PROPOSTAS SOB O USO DE ELEMENTOS COESIVOS PONTUAIS QUE REVELAM PRODU??O DE SENTIDO ENTRE OS PER?ODOS E OS PAR?GRAFOS; MOSTRAM, PARCIALMENTE, O SEU POSICIONAMENTO. AL?M DISSO, DESEMPENHAM ESQUEMAS ARTICULAT?RIOS (PROJE??ES FIXAS DE MARCA??O ENTRE UM MOMENTO E OUTRO NO TEXTO) QUE D?O CONTA DA LIGA??O ENTRE AS IDEIAS EXPOSTAS, A CONEX?O ENTRE OS PAR?GRAFOS E A INJE??O DE NOVAS INFORMA??ES PARA A MANUTEN??O DO TEXTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 04: A CONFLUÊNCIA DE PRINCÍPIOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS COM VISTAS A ORIENTAÇÃO PARA COMPREENSÃO LEITORA"
    "palavra_chave" => "COGNIÇÃO., TEXTUALIDADE., COESÃO., COMPETÊNCIA ESCRITA., COMPETÊNCIA LEITORA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA104_ID_12072021180657.pdf"
    "created_at" => "2021-10-08 17:46:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS ANTONIO DE SOUSA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "MARCUS ANTONIO DE SOUSA FILHO"
    "autor_email" => "marcusfilho18@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA"
    "edicao_evento" => """
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA
      """
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75836
    "edicao_id" => 177
    "trabalho_id" => 104
    "inscrito_id" => 482
    "titulo" => "A COESÃO COGNITIVA NO TEXTO: UM ESTUDO DOS MECANISMOS DE COESÃO EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O CUMPRIMENTO DA COMPET?NCIA ESCRITA NA REDA??O ENEM ? ESTABELECIDO COMO SENDO UM FATOR BASILAR PARA A APROVA??O E CONSEQUENTE INGRESSO DO ALUNO DA REDE B?SICA NO ENSINO SUPERIOR. DADA A SUA IMPORT?NCIA E EM RAZ?O DE NOTAR QUE OS MECANISMOS DE COES?O S?O MOVIMENTOS NECESS?RIOS PARA A ELABORA??O DE UM TEXTO CONSIDERADO PROFICIENTE, ESTE ESTUDO TEM EM VISTA A AN?LISE TEXTUAL-DISCURSIVA DE PRODU??ES DE ALUNOS DA TERCEIRA S?RIE DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA DA REDE P?BLICA DE TERESINA-PI, PARA VERIFICAR QUE TIPOS DE ESTRAT?GIAS COESIVAS S?O COMUMENTE EMPREGADAS E COMO ESSAS ESTRAT?GIAS REVELAM A PERCEP??O LEITORA DO INDIV?DUO EM RELA??O ?S TEM?TICAS DEFINIDAS PELO CERTAME. TRATA-SE, PORTANTO, DE UM ESTUDO QUALITATIVO-DESCRITIVO, O QUAL PROCURA ENTENDER E INTERPRETAR FEN?MENOS SOCIAIS INSERIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR, TAL COMO DESCRITO POR BORTONI-RICARDO, 2008. NESSE SENTIDO, ? V?LIDO SITUAR A AN?LISE DESTE TRABALHO NA BUSCA PELA COMPREENS?O DE QUE O TEXTO ? UM ESPA?O DE IMPRESS?ES (ADVINDAS DE UMA PERSPECTIVA DIAL?GICA) MOTIVADAS POR A??ES EXTERNAS, ISTO ?, QUE SE FAZEM VALER, SOBREMANEIRA, DE MOVIMENTOS SOCIAIS. EM SE TRATANDO DO EXAME NACIONAL, DE ACORDO COM A CARTILHA DE ORIENTA??O AO ALUNO, O CONTE?DO PARA A DISSERTA??O SITUA-SE EM UM CAMPO PROBLEM?TICO/EMBLEM?TICO E ATUAL/CONTEMPOR?NEO. DESTACA-SE, AINDA, QUE ESTE TRABALHO EST? CIRCUNSCRITO AOS ESTUDOS DA LINGU?STICA TEXTUAL (LT) E LEITURA. RESPALDA-SE, ASSIM, EM DELL?ISOLA, 2001, (PARA O AFLORAR DAS DISCUSS?ES SOBRE LEITURA E SEUS N?VEIS, A FIM DE QUE SE ENTENDA QUE A PRODU??O ESCRITA ? RESULTADO DE UMA PERCEP??O DE MUNDO ALIADA AO OPERACIONAR DAS INFER?NCIAS E SUA EXPERI?NCIA EXTRATEXTUAL); KOCH, 2002 (APORTE NECESS?RIO PARA O ENTENDIMENTO DA COES?O COMO ESTRAT?GIA COGNITIVA E ANTECEDENTE ? MATERIALIZA??O); MARCUSCHI, 2008 (COM ?NFASE EM TEXTUALIDADE E O ESTUDO DA COES?O TEXTUAL COMO MECANISMO DE LIGA??O) E OUTROS AUTORES. GROSSO MODO, OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIAM QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS CONSEGUEM APRESENTAR DOM?NIO DAS REFLEX?ES PROPOSTAS SOB O USO DE ELEMENTOS COESIVOS PONTUAIS QUE REVELAM PRODU??O DE SENTIDO ENTRE OS PER?ODOS E OS PAR?GRAFOS; MOSTRAM, PARCIALMENTE, O SEU POSICIONAMENTO. AL?M DISSO, DESEMPENHAM ESQUEMAS ARTICULAT?RIOS (PROJE??ES FIXAS DE MARCA??O ENTRE UM MOMENTO E OUTRO NO TEXTO) QUE D?O CONTA DA LIGA??O ENTRE AS IDEIAS EXPOSTAS, A CONEX?O ENTRE OS PAR?GRAFOS E A INJE??O DE NOVAS INFORMA??ES PARA A MANUTEN??O DO TEXTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 04: A CONFLUÊNCIA DE PRINCÍPIOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS COM VISTAS A ORIENTAÇÃO PARA COMPREENSÃO LEITORA"
    "palavra_chave" => "COGNIÇÃO., TEXTUALIDADE., COESÃO., COMPETÊNCIA ESCRITA., COMPETÊNCIA LEITORA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA104_ID_12072021180657.pdf"
    "created_at" => "2021-10-08 17:46:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS ANTONIO DE SOUSA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "MARCUS ANTONIO DE SOUSA FILHO"
    "autor_email" => "marcusfilho18@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA"
    "edicao_evento" => """
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n
      X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA
      """
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de setembro de 2021

Resumo

O CUMPRIMENTO DA COMPET?NCIA ESCRITA NA REDA??O ENEM ? ESTABELECIDO COMO SENDO UM FATOR BASILAR PARA A APROVA??O E CONSEQUENTE INGRESSO DO ALUNO DA REDE B?SICA NO ENSINO SUPERIOR. DADA A SUA IMPORT?NCIA E EM RAZ?O DE NOTAR QUE OS MECANISMOS DE COES?O S?O MOVIMENTOS NECESS?RIOS PARA A ELABORA??O DE UM TEXTO CONSIDERADO PROFICIENTE, ESTE ESTUDO TEM EM VISTA A AN?LISE TEXTUAL-DISCURSIVA DE PRODU??ES DE ALUNOS DA TERCEIRA S?RIE DO ENSINO M?DIO DE UMA ESCOLA DA REDE P?BLICA DE TERESINA-PI, PARA VERIFICAR QUE TIPOS DE ESTRAT?GIAS COESIVAS S?O COMUMENTE EMPREGADAS E COMO ESSAS ESTRAT?GIAS REVELAM A PERCEP??O LEITORA DO INDIV?DUO EM RELA??O ?S TEM?TICAS DEFINIDAS PELO CERTAME. TRATA-SE, PORTANTO, DE UM ESTUDO QUALITATIVO-DESCRITIVO, O QUAL PROCURA ENTENDER E INTERPRETAR FEN?MENOS SOCIAIS INSERIDOS NO CONTEXTO ESCOLAR, TAL COMO DESCRITO POR BORTONI-RICARDO, 2008. NESSE SENTIDO, ? V?LIDO SITUAR A AN?LISE DESTE TRABALHO NA BUSCA PELA COMPREENS?O DE QUE O TEXTO ? UM ESPA?O DE IMPRESS?ES (ADVINDAS DE UMA PERSPECTIVA DIAL?GICA) MOTIVADAS POR A??ES EXTERNAS, ISTO ?, QUE SE FAZEM VALER, SOBREMANEIRA, DE MOVIMENTOS SOCIAIS. EM SE TRATANDO DO EXAME NACIONAL, DE ACORDO COM A CARTILHA DE ORIENTA??O AO ALUNO, O CONTE?DO PARA A DISSERTA??O SITUA-SE EM UM CAMPO PROBLEM?TICO/EMBLEM?TICO E ATUAL/CONTEMPOR?NEO. DESTACA-SE, AINDA, QUE ESTE TRABALHO EST? CIRCUNSCRITO AOS ESTUDOS DA LINGU?STICA TEXTUAL (LT) E LEITURA. RESPALDA-SE, ASSIM, EM DELL?ISOLA, 2001, (PARA O AFLORAR DAS DISCUSS?ES SOBRE LEITURA E SEUS N?VEIS, A FIM DE QUE SE ENTENDA QUE A PRODU??O ESCRITA ? RESULTADO DE UMA PERCEP??O DE MUNDO ALIADA AO OPERACIONAR DAS INFER?NCIAS E SUA EXPERI?NCIA EXTRATEXTUAL); KOCH, 2002 (APORTE NECESS?RIO PARA O ENTENDIMENTO DA COES?O COMO ESTRAT?GIA COGNITIVA E ANTECEDENTE ? MATERIALIZA??O); MARCUSCHI, 2008 (COM ?NFASE EM TEXTUALIDADE E O ESTUDO DA COES?O TEXTUAL COMO MECANISMO DE LIGA??O) E OUTROS AUTORES. GROSSO MODO, OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIAM QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS CONSEGUEM APRESENTAR DOM?NIO DAS REFLEX?ES PROPOSTAS SOB O USO DE ELEMENTOS COESIVOS PONTUAIS QUE REVELAM PRODU??O DE SENTIDO ENTRE OS PER?ODOS E OS PAR?GRAFOS; MOSTRAM, PARCIALMENTE, O SEU POSICIONAMENTO. AL?M DISSO, DESEMPENHAM ESQUEMAS ARTICULAT?RIOS (PROJE??ES FIXAS DE MARCA??O ENTRE UM MOMENTO E OUTRO NO TEXTO) QUE D?O CONTA DA LIGA??O ENTRE AS IDEIAS EXPOSTAS, A CONEX?O ENTRE OS PAR?GRAFOS E A INJE??O DE NOVAS INFORMA??ES PARA A MANUTEN??O DO TEXTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.