LITERATURA COMO SUBVERSÃO - INFLUÊNCIAS DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO DA CONDUTA FEMININA A PARTIR DA OBRA A BELA E A FERA DE MADAME DE VILLENEUVE
"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75823 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 358 "titulo" => "LITERATURA COMO SUBVERSÃO - INFLUÊNCIAS DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO DA CONDUTA FEMININA A PARTIR DA OBRA A BELA E A FERA DE MADAME DE VILLENEUVE" "resumo" => """ ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE INVESTIGAR A VERSÃO ORIGINAL DO CONTO A BELA E A FERA ESCRITA POR GABRIELLE- SUZANNE BARBOT DE VILLENEUVE, MAIS CONHECIDA COMO MADAME DE VILLENEUVE, PUBLICADA NO LIVRO LA JEUNE AMÉRICAINE, OU LES CONTES MARINS EM 1740. O ENREDO DA OBRA CONTRIBUI PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DO MATRIMÔNIO DURANTE A MODERNIDADE, AO PASSO EM QUE DESCONSTRÓI O PAPEL DAS MULHERES COMO SUBMISSAS E PASSIVAS NO QUE TANGE ÀS RELAÇÕES DE PODER, DOMINADAS PELO PATRIARCADO ARISTOCRÁTICO E BURGUÊS DO SÉCULO XVIII. A CHAVE DE COMPREENSÃO DE LEITURA DESTA PESQUISA BASEIA-SE ENTÃO, NO DISCERNIMENTO DAS IDEOLOGIAS QUE INFLUENCIAM O ALCANCE E OS OBJETIVOS DAS PUBLICAÇÕES LITERÁRIAS DE CONTOS, ANTERIORMENTE TRANSMITIDOS ORALMENTE, QUE AGORA ESCRITOS, BUSCAM MOLDAR VALORES E COSTUMES SOCIAIS. ANALISA-SE TAMBÉM A PRODUÇÃO DE CONTOS DE FADAS ESCRITOS POR MULHERES E SUAS PROJEÇÕES E PERSPECTIVAS PRESENTES EM SUAS NARRATIVAS.\r\n OS CONTOS DE FADAS PUBLICADOS NA FRANÇA ENTRE OS SÉCULOS XVII E XVIII CONSISTEM EM UM LONGO PROCESSO DE PERSONIFICAÇÃO E ADAPTAÇÃO PARA A PROSA DE ESTÓRIAS ORAIS TRANSMITIDAS NAS SOCIEDADES EUROPEIAS. AO SEREM TRADUZIDOS E REESCRITOS EM OUTROS PAÍSES MUITOS CONTOS PERDIAM SUA LEGITIMIDADE CRIADORA, POIS, NÃO ERAM IDENTIFICADOS SEUS AUTORES, VISTO QUE AS EDIÇÕES VISAVAM PREPARAR CONTEÚDOS ÚTEIS À EDUCAÇÃO INFANTIL, AO MESMO TEMPO EM QUE GUIAVA AS CRIANÇAS NOS CAMINHOS “VIRTUOSOS” DO BEM, DE ACORDO COM OS COSTUMES E PRÁTICAS RECORRENTES DE SEU PERÍODO.\r\n NO BRASIL, SOMENTE NO SÉCULO XXI É QUE O LEITOR SERÁ APRESENTADO AO AUTOR EM PREFÁCIOS, TEXTOS DE APRESENTAÇÃO E COMENTÁRIOS QUE DESCREVEM A VIDA E OBRA DOS ESCRITORES DOS CONTOS. NO ENTANTO, POR MEIO DA REESCRITA, OCORRE TAMBÉM A RESSIGNIFICAÇÃO DE IDEOLOGIAS E SIMBOLISMOS, QUE TORNAM SEUS REESCRITORES TÃO IMPORTANTES COMO SEUS ESCRITORES, NO QUE DIZ RESPEITO À SUA RECEPÇÃO PELOS LEITORES POPULARES. PARTINDO DESTE PRESSUPOSTO, O QUE DETERMINARIA O SUCESSO DE UMA OBRA NÃO SERIAM SOMENTE OS GASTOS INVESTIDOS EM SUA PUBLICAÇÃO OU O NOME DE SEU AUTOR, MAS SIM UMA SÉRIE DE COSTUMES, PRÁTICAS, IDEOLOGIAS E PODER, QUE REMETEM ÀS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS NO PROCESSO CRIADOR, E LEVARIAM A CANONIZAÇÃO DE IDEIAS E NORMAS DE CONDUTA QUE PODEM SER ACEITAS POR SEUS RESPECTIVOS LEITORES. NESTA PESQUISA ESTUDA-SE, A VERSÃO DA OBRA A BELA E A FERA, DE MADAME DE VILLENEUVE, CUJA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO É DATADA DE 1740, NA FRANÇA. O CONTO ORIGINAL TRANSIGE A CARACTERIZAÇÃO DA PERSONAGEM BELA POR MEIO DOS ASPECTOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DO IDEAL DE “BOAS ESPOSAS” REPLETAS DE VIRTUDES, PORÉM, NÃO OMITE OS ANSEIOS E NEM O ATIVISMO DE IDEIAS DA JOVEM, QUE DURANTE A PRIMEIRA PARTE DO CONTO, LUTA PELO SEU DIREITO DE PERMANECER SOLTEIRA AO RECUSAR DIVIDIR O LEITO COM A FERA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 08: A LITERATURA NA HISTÓRIA E A HISTÓRIA NA LITERATURA: RELAÇÕES, PESQUISAS, ENSINO DE HISTÓRIA E ENSINO DE LITERATURA" "palavra_chave" => "A BELA E A FERA, MATRIMÔNIO, CONTOS DE FADAS, MULHERES, MADAME DE VILLENEUVE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA108_ID358_11072021104126.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TERESA SANTOS CORREIA LACERDA" "autor_nome_curto" => "MARIA TERESA SANTOS CORREIA LA" "autor_email" => "mariateresa22816@gmail.co" "autor_ies" => "UFU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75823 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 358 "titulo" => "LITERATURA COMO SUBVERSÃO - INFLUÊNCIAS DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO DA CONDUTA FEMININA A PARTIR DA OBRA A BELA E A FERA DE MADAME DE VILLENEUVE" "resumo" => """ ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE INVESTIGAR A VERSÃO ORIGINAL DO CONTO A BELA E A FERA ESCRITA POR GABRIELLE- SUZANNE BARBOT DE VILLENEUVE, MAIS CONHECIDA COMO MADAME DE VILLENEUVE, PUBLICADA NO LIVRO LA JEUNE AMÉRICAINE, OU LES CONTES MARINS EM 1740. O ENREDO DA OBRA CONTRIBUI PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DO MATRIMÔNIO DURANTE A MODERNIDADE, AO PASSO EM QUE DESCONSTRÓI O PAPEL DAS MULHERES COMO SUBMISSAS E PASSIVAS NO QUE TANGE ÀS RELAÇÕES DE PODER, DOMINADAS PELO PATRIARCADO ARISTOCRÁTICO E BURGUÊS DO SÉCULO XVIII. A CHAVE DE COMPREENSÃO DE LEITURA DESTA PESQUISA BASEIA-SE ENTÃO, NO DISCERNIMENTO DAS IDEOLOGIAS QUE INFLUENCIAM O ALCANCE E OS OBJETIVOS DAS PUBLICAÇÕES LITERÁRIAS DE CONTOS, ANTERIORMENTE TRANSMITIDOS ORALMENTE, QUE AGORA ESCRITOS, BUSCAM MOLDAR VALORES E COSTUMES SOCIAIS. ANALISA-SE TAMBÉM A PRODUÇÃO DE CONTOS DE FADAS ESCRITOS POR MULHERES E SUAS PROJEÇÕES E PERSPECTIVAS PRESENTES EM SUAS NARRATIVAS.\r\n OS CONTOS DE FADAS PUBLICADOS NA FRANÇA ENTRE OS SÉCULOS XVII E XVIII CONSISTEM EM UM LONGO PROCESSO DE PERSONIFICAÇÃO E ADAPTAÇÃO PARA A PROSA DE ESTÓRIAS ORAIS TRANSMITIDAS NAS SOCIEDADES EUROPEIAS. AO SEREM TRADUZIDOS E REESCRITOS EM OUTROS PAÍSES MUITOS CONTOS PERDIAM SUA LEGITIMIDADE CRIADORA, POIS, NÃO ERAM IDENTIFICADOS SEUS AUTORES, VISTO QUE AS EDIÇÕES VISAVAM PREPARAR CONTEÚDOS ÚTEIS À EDUCAÇÃO INFANTIL, AO MESMO TEMPO EM QUE GUIAVA AS CRIANÇAS NOS CAMINHOS “VIRTUOSOS” DO BEM, DE ACORDO COM OS COSTUMES E PRÁTICAS RECORRENTES DE SEU PERÍODO.\r\n NO BRASIL, SOMENTE NO SÉCULO XXI É QUE O LEITOR SERÁ APRESENTADO AO AUTOR EM PREFÁCIOS, TEXTOS DE APRESENTAÇÃO E COMENTÁRIOS QUE DESCREVEM A VIDA E OBRA DOS ESCRITORES DOS CONTOS. NO ENTANTO, POR MEIO DA REESCRITA, OCORRE TAMBÉM A RESSIGNIFICAÇÃO DE IDEOLOGIAS E SIMBOLISMOS, QUE TORNAM SEUS REESCRITORES TÃO IMPORTANTES COMO SEUS ESCRITORES, NO QUE DIZ RESPEITO À SUA RECEPÇÃO PELOS LEITORES POPULARES. PARTINDO DESTE PRESSUPOSTO, O QUE DETERMINARIA O SUCESSO DE UMA OBRA NÃO SERIAM SOMENTE OS GASTOS INVESTIDOS EM SUA PUBLICAÇÃO OU O NOME DE SEU AUTOR, MAS SIM UMA SÉRIE DE COSTUMES, PRÁTICAS, IDEOLOGIAS E PODER, QUE REMETEM ÀS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS NO PROCESSO CRIADOR, E LEVARIAM A CANONIZAÇÃO DE IDEIAS E NORMAS DE CONDUTA QUE PODEM SER ACEITAS POR SEUS RESPECTIVOS LEITORES. NESTA PESQUISA ESTUDA-SE, A VERSÃO DA OBRA A BELA E A FERA, DE MADAME DE VILLENEUVE, CUJA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO É DATADA DE 1740, NA FRANÇA. O CONTO ORIGINAL TRANSIGE A CARACTERIZAÇÃO DA PERSONAGEM BELA POR MEIO DOS ASPECTOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DO IDEAL DE “BOAS ESPOSAS” REPLETAS DE VIRTUDES, PORÉM, NÃO OMITE OS ANSEIOS E NEM O ATIVISMO DE IDEIAS DA JOVEM, QUE DURANTE A PRIMEIRA PARTE DO CONTO, LUTA PELO SEU DIREITO DE PERMANECER SOLTEIRA AO RECUSAR DIVIDIR O LEITO COM A FERA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 08: A LITERATURA NA HISTÓRIA E A HISTÓRIA NA LITERATURA: RELAÇÕES, PESQUISAS, ENSINO DE HISTÓRIA E ENSINO DE LITERATURA" "palavra_chave" => "A BELA E A FERA, MATRIMÔNIO, CONTOS DE FADAS, MULHERES, MADAME DE VILLENEUVE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA108_ID358_11072021104126.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TERESA SANTOS CORREIA LACERDA" "autor_nome_curto" => "MARIA TERESA SANTOS CORREIA LA" "autor_email" => "mariateresa22816@gmail.co" "autor_ies" => "UFU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }