OS AÇOS API 5L X80 SÃO BASTANTE UTILIZADOS NO SETOR DE PETRÓLEO E GÁS POR ATENDER A REQUISITOS COMO ELEVADA RESISTÊNCIA MECÂNICA, TENACIDADE E DUCTILIDADE. NESTE CONTEXTO, SÃO DESTINADOS RECURSOS PARA O CONTÍNUO APERFEIÇOAMENTO DAS ROTAS DE FABRICAÇÃO, A FIM DE GARANTIR A CONFIABILIDADE NECESSÁRIA, ALÉM DA REDUÇÃO DE CUSTOS DE MATERIAIS E PROCESSOS. ENTRETANTO, FALHAS DE CARÁTER REPENTINO AINDA SÃO REPORTADAS, CAUSANDO PREJUÍZOS INESTIMÁVEIS. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA CARACTERIZAR AS PROPRIEDADES MECÂNICAS E AS SUPERFÍCIES DE FRATURA DE AÇOS API 5L X80 FABRICADOS NACIONALMENTE, BEM COMO INVESTIGAR A ADEQUAÇÃO DOS MESMOS ÀS ESPECIFICAÇÕES DA NORMA API 5L. OS ENSAIOS DE TRAÇÃO FORAM REALIZADOS EM CONCORDÂNCIA COM A NORMA ASTM E8 (2016) E AS SUPERFÍCIES DE FRATURA FORAM AVALIADAS UTILIZANDO-SE TÉCNICAS COMUNS DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A CHAPA DE MAIOR ESPESSURA APRESENTOU LIMITE DE ESCOAMENTO E DE RESISTÊNCIA INFERIORES ÀQUELES ESTIPULADOS PELA NORMA API 5L PARA O GRAU X80. OS CORPOS DE PROVA APRESENTARAM SUPERFÍCIE DE FRATURA EM FORMATO ELÍPTICO, COM CARACTERÍSTICAS DE FRATURA DÚCTIL. A CHAPA DE MENOR ESPESSURA APRESENTOU INCLUSÕES ALONGADAS DE SULFETO DE MANGANÊS, A QUAL PODE SER PREJUDICIAL ÀS APLICAÇÕES EM AMBIENTES SOUR.