A ESCRITA CIENTIFICA É A FORMA DE LIGAR A CIÊNCIA À SOCIEDADE E ABRANGE DIVERSOS TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS COMO: ARTIGOS, TESES, TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO E ETC, NO CURSO DE PEDAGOGIA ESSE TIPO DE TRABALHO VEM SENDO MAIS ABORDADO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS E SE FAZ ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DO PEDAGOGO(A). O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO FAZER UM ESTUDO DE CASO COM BASE NA INICIAÇÃO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. COMO METODOLOGIA PARA EMBASAR AS DISCUSSÕES PRESENTES NESTE ESTUDO DE CASO, UTILIZAMOS ALGUNS AUTORES DENTRE ELES: TEIXEIRA (1998), OLIVEIRA (2015) E BITTAR (2001). O ESTUDO NOS REVELOU QUE A INICIAÇÃO A ESCRITA ACADÊMICA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO TANTO NO PERÍODO DE FORMAÇÃO COMO NA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO, VISTO QUE A PUBLICAÇÕES DE TRABALHOS ACADÊMICOS TEM UM GRANDE PESO PARA O CURRÍCULO. AINDA FOI POSSÍVEL REFLETIRMOS SOBRE O PAPEL IMPORTANTE QUE O PROFESSOR TEM COMO INCENTIVADOR E ORIENTADOR PARA A PRODUÇÃO DE CIÊNCIA.