A MANEIRA COM QUE SE ENVELHECE NÃO É HOMOGENIA. CADA CORPO ENVELHECE DE UMA FORMA, EVIDENCIANDO ASSIM A DIVERSIDADE, E AO MESMO TEMPO, A SINGULARIDADE DESSE PROCESSO. A PLURALIDADE DOS ELEMENTOS QUE PERMEIAM ESSE PROCESSO, JUSTIFICA, EM CERTA MEDIDA, A INTERDISCIPLINARIDADE QUE SE PERCEBE NOS ESTUDOS SOBRE O IDOSO. COMPREENDER ESSE FENÔMENO POR APENAS UMA LENTE PARECE SER UMA ESCOLHA REDUTIVA E NÃO CAPAZ DE FAVORECER ESSA DIVERSIDADE. ESSA PESQUISA, QUE SURGE COMO UM RECORTE DO TRABALHO MONOGRÁFICO “O LUGAR DA VELHICE NA ESCOLA: ATITUDES DE CRIANÇAS EM RELAÇÃO À VELHICE”, QUE TEVE POR OBJETIVO GERAL ANALISAR AS ATITUDES DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO À VELHICE; COM COLETA DE DADOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E DA ESCALA TODARO E A ANÁLISE DOS RESULTADOS A PARTIR DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. NO QUE CONCERNE A ESSE RECORTE, O MESMO TEVE POR OBJETIVO IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS TEORIAS BIOLÓGICAS, PSICOLÓGICAS E SOCIAIS DO ENVELHECIMENTO E ANALISAR AS RELAÇÕES COM AS ATITUDES DE CRIANÇAS EM RELAÇÃO À VELHICE. FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ONDE PUDERAM SER LEVANTADAS REFERÊNCIAS SOBRE CADA UMA DAS TEORIAS E CONFRONTADAS COM OS ACHADOS DO TRABALHO MONOGRÁFICO SUPRACITADO. OS NOSSOS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE AINDA HÁ UMA TENDÊNCIA A OBSERVAR O ENVELHECIMENTO EXCLUSIVAMENTE PELA ÓTICA DAS TEORIAS BIOLÓGICAS, O QUE SE REDUZ A POSSIBILIDADE DE ANALISAR O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO EM TODA SUA AMPLITUDE E COMPLEXIDADE E DIRECIONA A ATITUDES PAUTADAS EM REFERÊNCIAS FÍSICAS DO ENVELHECIMENTO.